História, perguntado por Usuário anônimo, 7 meses atrás

CONTINUANDO..
O regime alemão ainda tinha, como características exclusivas, a defesa do espaço vital alemão; a supremacia da raça ariana e a discriminação com base em inverídicos argumentos raciais (antissemitismo).

Após a ascensão alemã, os principais alvos desse país (Inglaterra, França e União Soviética) se uniram numa aliança, a Tríplice Aliança. Os principais aliados do nazismo, Itália e Japão, formaram o EIXO.

Em 1936, após a derrubada da monarquia espanhola, o fascismo no país, liderado pelo General Franco, entrou numa guerra civil contra o regime republicano. Em 1939, com apoio alemão, o fascismo é implantado definitivamente no país. O fascismo também chegou, em 1932, ao poder em Portugal, sob a tutela de Antônio de Oliveira Salazar. A guerra civil espanhola é Considerada o ensaio, o treinamento, das forças militares alemãs.
Desde a ascensão de Hitler, leis antijudaicas foram, gradativamente, sendo aprovadas e colocadas em prática no país.
Em 1936, a Áustria foi anexada ao Terceiro Reich (Império) alemão. Em 1938 foram anexadas regiões da Tchecoslováquia (Sudetos). Nesse mesmo ano, URSS e Alemanha assinam um pacto de não agressão.
Nesse pacto, Hitler e Stálin, líder soviético à época, decidem pela partilha da Polônia. A invasão alemã à parte oeste da Polônia, iniciada em 01 de setembro de 1945, faz com que a Inglaterra declare guerra ao estado nazista.

Entre os anos de 1939 e 1945 ocorreu, portanto, a Segunda Guerra Mundial. Até 1941, o EIXO obtinha sucessivas vitórias sobre os aliados e ocupou diversas regiões do continente europeu. A Inglaterra ainda resistia ao avanço nazista. Em 1941, a Alemanha decide atacar o território soviético, forçando a entrada do país socialista na guerra. No final do mesmo ano, os japoneses atacam a base naval estadunidense de Pearl Harbor, o que ocasiona a entrada dos Estados Unidos no conflito.
Com apoio estadunidense, os ingleses começaram a obter vitórias sob o exército italiano e, em 1944, a partir do Dia D, iniciou-se a desocupação alemã das nações ocidentais europeias. No front europeu oriental, a URSS foi impondo derrotas sucessivas ao exército alemão e foi promovendo a libertação dos territórios orientais ocupados pelos nazistas. A Itália se rendeu aos aliados e, em abril de 1945, os soviéticos impuseram a rendição incondicional da Alemanha. Em agosto de 1945, os Estados Unidos lançaram duas bombas atômicas sobre cidades japonesas, forçando, assim, a rendição nipônica.
O fim da guerra permitiu a ascensão de duas grandes superpotências com sistemas socioeconômicos antagônicos: a União Soviética, comunista, e o Estados Unidos, capitalista. Essa bipolarização durou de 1945 a 1990, e ficou conhecida como Guerra Fria.
O fim da guerra também descortinou ao mundo a barbaridade do holocausto judeu patrocinado pelo estado nazista alemão. Cerca de 6 milhões de judeus foram mortos. Em medida compensatória, a recém-criada Assembleia Geral da ONU, com representantes dos países participantes, aprovou a criação do Estado judeu de Israel, em território ligado à história e à religião desse povo. Os países muçulmanos, em maioria, foram contrários à criação do estado hebraico.
Outra consequência da destruição da guerra na Europa e da bipolarização hegemônica entre EUA e URSS foram os processos de emancipação política dos territórios asiáticos e africanos dominados pelas nações europeias. Na disputa pela liderança capitalista ou socialista, essas nações financiaram e apoiaram os movimentos independentistas e a formação dessas novas nações. As principais motivações foram: Decadência da Europa (motivada pela Primeira Guerra Mundial, pela crise de 1929 e Segunda Guerra Mundial); Criação da ONU; Guerra Fria; despertar do sentimento nacionalista; consciência
anticolonialista e anti-imperialista e o exemplo da desobediência civil na Índia.
PARA SABER MAIS:
ASSISTA ao vídeo sobre como, em diversos momentos da História, povos e grupos foram per-
seguidos e assassinados


1. Quais são as principais características do nazifascismo? Explique-as. *
2. Quais as principais motivações que levaram às emancipações políticas e formação das nações africanas e asiáticas? *
3. Os nazistas, para realizarem o holocausto de diversos povos, usavam como razão uma suposta teoria científica que defendia que os arianos seriam uma raça superior a diversos outros povos existentes. *
a) Franceses.
b) Brasileiros.
c) Italianos.
d) Judeus.
4. (UNITAU) O fato concreto que desencadeou a Segunda Guerra Mundial foi: *
a) a saída dos invasores alemães do território dos Sudetos, na Tchecoslováquia;
b) a tomada do “Corredor Polonês” que desembocava na cidade-livre de Dantzig (atual Gdansk), PELOS ITALIANOS;
c) a invasão da Polônia por tropas nazistas e a ação da Inglaterra e da França em socorro de sua aliada, declarando guerra ao terceiro Reich
d) a efetivação do “Anschluss”, que desmembrou a Áustria da Alemanha;
e) a invasão da Polônia por tropas alemãs, quebrando o Pacto Germano-Soviético.
5. Defina Guerra Fria.

Soluções para a tarefa

Respondido por K0MIC
4

Resposta:

Olá boa tarde

1) As principais características são: Supremacia do militarismo, Sexismo exacerbado, Mídia de massa controlada e Obsessão com a segurança nacional.

2) As causas desse processo foram bastante variadas: A Segunda Guerra Mundial significou o fim da hegemonia econômica e militar europeia no mundo, pois, completamente destroçados, os países europeus já não podiam manter impérios coloniais.

3) Letra D) Judeus

4) Letra E) a invasão da Polônia por tropas alemãs, quebrando o Pacto Germano-Soviético.

5) Guerra fria foi uma disputa entre as duas superpotências da época: Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS). Este período de intensa hostilidade começou em 1947 e foi até 1989, e não contou com um conflito armado direto entre as duas potências.


K0MIC: 16 anos
K0MIC: Vai querer que eu respondo a pergunta de filosofia?
Perguntas interessantes