História, perguntado por tycialima, 10 meses atrás

contextualize o fato da peste negra

Soluções para a tarefa

Respondido por valdemargeekmeoz2wi9
2
Peste Negra é o nome pelo qual ficou conhecida a Peste Bubônica, uma pandemia (doença que atinge grandes dimensões) responsável pela morte de cerca de um terço de toda a população europeia no início do século XIV. Transmitida pela bactéria Yersinia pestis, a doença se originou na Mongólia. De fato, pulgas hospedeiras da bactéria acabaram infectando ratos, que atuaram como vetores da doença.

Estes roedores vieram para a Europa nos navios comerciais entre os anos de 1346 e 1352, período em que o comércio foi reavivado e o contato com o Oriente se aprofundou. Os ratos encontraram condições ideais de reprodução nas aglomerações urbanas da época, uma vez que as condições de higiene eram bastante precárias.

Além de ser transmitida por meio das pulgas e da mordida destes roedores, a Peste Negra também era difundida pelas vias aéreas dos indivíduos. Após a transmissão, a bactéria atacava diretamente o sistema linfático do doente, criando dolorosas bolhas em suas axilas e virilha. Posteriormente surgiam outros sintomas, como febres e vômitos, até o indivíduo não resistir.
Respondido por jaderlorran
2

A Peste Negra foi uma pandemia, isto é, a proliferação generalizada de uma doença causada pelo bacilo Yersinia pestis, que se deu na segunda metade do século XIV, na Europa. Essa peste integrou a série de acontecimentos que contribuíram para a Crise da Baixa Idade Média, como as revoltas camponesas, a Guerra dos Cem anos e o declínio da cavalaria medieval.

A Peste Negra tem sua origem no continente asiático, precisamente na China. Sua chegada à Europa está relacionada às caravanas de comércio que vinham da Ásia através do Mar Mediterrâneo e aportavam nas cidades costeiras europeias, como Veneza e Gênova. Calcula-se que cerca de um terço da população europeia tenha sido dizimada por conta da peste.


Perguntas interessantes