Geografia, perguntado por samantha657, 6 meses atrás

Contextualize a violência no Brasil e seu processo histórico

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por papelarias2presentes
0

Resposta:

A violência é uma temática presente em diversos estudos das ciências humanas e sociais, não somente na contemporaneidade, mas desde tempos remotos, talvez devido a sua presença multifacetária de difícil combate em todos os períodos na história da humanidade.  

É evidente que não se pretende esgotar um tema tão complexo, são trazidas apenas algumas inquietações quando se articula o ser humano e a violência, mas principalmente, como o processo histórico de transformação da sociedade recebeu impulsos violentos e como ela aparece em forma de força motriz das revoluções.  

Pensar o ser social em sua natureza, realizando uma aproximação com a violência, gera indagações como as seguintes: o homem por ser um animal, é dotado de violência, ou essa é um produto da sociabilidade humana, que possibilita sua produção e reprodução? E ainda, se for inerente ao humano, porque não desapareceu com o aumento do desenvolvimento cognitivo e a capacidade perceptiva que ampliam os níveis de compreensão, determinando comportamentos ético-morais? Ou então, o ser humano não nascendo com a violência em si, a desenvolve para sua sobrevivência, mas como permanece na contemporaneidade, de formas cada vez mais complexas e específicas, mesmo com todo o avanço alcançado, tanto no sentido econômico, como político e social?  

Para estudar a temática “violência”, torna-se prudente não deixar de considerar o campo social, mesmo porque ela somente aparece como tal, se for direcionada ao outro, transformando sua natureza, mesmo que contrária a vontade alheia, ou seja, está diretamente ligada ao processo de compreensão do outro, sendo um ser da mesma espécie ou não, considerando, até mesmo um objeto inanimado dentro de uma perspectiva global, uma visão de mundo, ainda que não se explicite essa compreensão da mundialidade em sua totalidade.

Explicação:

Perguntas interessantes