Ed. Moral, perguntado por lucas44135, 6 meses atrás

Contextualize a politica na Bíblia

Soluções para a tarefa

Respondido por lorenzogh
0

Resposta:

A política não se aplica à Bíblia.

Mestre, qual é o grande mandamento na lei?

E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

Este é o primeiro e grande mandamento.

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. (Mateus 22:36-40)

Explicação:

Do grego: πολιτικός / politikos, significa "algo relacionado com grupos sociais que integram a Pólis (cidade)"), algo que tem a ver com a organização, direção e administração de nações ou Estados, etc.

No cristianismo existe diversas divisões de grupos protestantes e católicos. Se for no catolicismo (a igreja católica possui uma política romana) desde Roma Império a igreja católica foi sendo moldada nessa política. Se for protestantes: os neopentecostais como Silas Malafaia, Edir Macedo, etc já apoiaram uma política de esquerda e atualmente extrema direita. Os pentecostais se dividem entre centro esquerda e centro direita.

Para os Judeus somente o antigo testamento é sagrado. E, em geral, memorizam todo o pentateuco (Torah). Para os judeus a política do Antigo Testamento seria um reino de paz na terra com um executivo mundial que conseguiria unir os povos e religiões. Outras religiões também acreditam nisso, só que o caso aqui é a Bíblia. Judeus e Mulçumanos são teocráticos.

Os cristãos reformados percebem que a política não se aplica à Bíblia. E acreditam que a igreja deve ser separada do Estado (são contra a teocracia). Porque para esses cristãos reformados a Bíblia é acima da política. Os cristãos reformados ainda crêem que tudo está nas mãos de Deus e independente se envolvem ou não em política (seja votos, ação popular, etc) não mudará a ação de Deus. Porque Ele continuará agindo de acordo com a Bíblia independentemente da ação humana.

Portanto, esses cristãos reformados procuram seguir doutrinas da Bíblia (principalmente novo testamento) e não política. Exemplos: Paul Washer, Charles Spurgeon, John Piper, etc..

Perguntas interessantes