História, perguntado por arthur9463, 9 meses atrás

contextualize a Guerra da Coreia e a Guerra do Vietnan e relacione esses conflitos com o clima de polarização do mundo duranta a guerra fria​

Soluções para a tarefa

Respondido por JhefersonOficial
7

Resposta:

GUERRA DA COREIA HISTÓRIA GERAL

A Guerra da Coreia foi um dos símbolos da Guerra Fria e iniciou-se em 1950, quando tropas norte-coreanas invadiram a Coreia do Sul com o objetivo de unificar a península.

A Guerra da Coreia foi um conflito que aconteceu entre 1950 e 1953 entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul e iniciou-se quando as tropas norte-coreanas ultrapassaram a fronteira que separa as Coreias, dando início à invasão da Coreia do Sul. Essa guerra foi uma das primeiras manifestações da bipolarização que caracterizou o mundo no período da Guerra Fria.

Ao longo de seus anos de duração, a Guerra da Coreia foi responsável pela morte de mais de 2,5 milhões de pessoas e contou com a participação de tropas norte e sul-coreanas, tropas chinesas, americanas e uma modesta participação de soldados soviéticos. O final da guerra trouxe poucas mudanças de fronteira e manteve a divisão e a rivalidade das Coreias acesa por bastante tempo. Cabe o destaque que, apesar da forte rivalidade, houve recentemente gestos de aproximação realizados pelos dois governos.

Coreia no século XX

A Guerra da Coreia foi resultado direto da divisão arbitrária daquela península por EUA e URSS durante a Conferência de Potsdam, em julho de 1945. No entanto, para entendermos melhor o contexto da divisão da península em 1945, é preciso recapitular alguns pontos da história coreana ao longo do século XX.

A Península da Coreia sofria com interferências estrangeiras desde o começo daquele século, pois, em 1910, a região foi oficialmente anexada ao território japonês a partir de um acordo que garantia a anexação daquele território ao Japão e permitia a ocupação da região por cidadãos japoneses.

Com isso, deu-se início à formação de colônias de japoneses na Coreia a partir da tomada das terras produtivas dos coreanos, além da exploração do trabalho dos coreanos por parte dos japoneses. A ocupação japonesa na Coreia tornou-se violenta, principalmente a partir da década de 1930, e casos de violência foram comuns, inclusive violência sexual contra coreanas.

Com a Segunda Guerra Mundial, os coreanos juntaram-se ao esforço de guerra realizado pelos americanos e passaram a lutar contra os invasores japoneses. Apesar disso, é importante pontuar que naturalmente houve colaboracionismo de parte da sociedade coreana com os japoneses, havendo até mesmo a adesão de coreanos ao exército japonês.

Quando os japoneses foram derrotados em agosto de 1945, a parte norte da Coreia encontrava-se ocupada pelas tropas soviéticas que haviam iniciado a luta contra os japoneses na Manchúria. Foi nesse contexto que americanos e soviéticos realizaram a divisão da península entre si, cada qual ocupando-a militarmente e desenvolvendo um regime alinhado aos seus interesses.

Respondido por erickm5
1

Tanto a Guerra da Coreia quanto a Guerra do Vietnã estão relacionadas com as disputas ideológicas e diplomáticas dos blocos socialista e capitalista por mais aliados durante a Guerra Fria.

Contextualizando as disputas ideológicas em contextos de polarização

Territórios do continente asiático, como a Coreia e o Vietnã estavam em uma situação de instabilidade política desde o final da Segunda Guerra Mundial.

Isso se deve ao fato de que foi só neste período que estes territórios começaram a se ver livres dos efeitos e consequências do neocolonialismo europeu.

Inicialmente, as nações asiáticas tinham se comprometido a manter-se neutras neste cenário de bipolarização da Guerra Fria, mas dentro dos países havia disputas internas entre quem preferia apoiar os EUA e quem preferia apoiar a URSS.

Fatalmente isto levou ao confronto militar.

Saiba mais sobre a Guerra Fria em https://brainly.com.br/tarefa/28800258

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes