História, perguntado por karolaynedoram, 1 ano atrás

Contextualize a extensão do direito de cidadania a todos os homens livres do Império Romano.

Soluções para a tarefa

Respondido por LokMito
707
O cidadão romano tinha vários privilégios,onde ele poderia participar de assembleias políticas e tinha acesso à cargos públicos e magistraturas.
O cidadão romano também tinha a possibilidade de ser um sujeito privado,ou seja,de poder se apresentar em juízo mediante ao Jus Civile.

Respondido por EduardoPLopes
88

A extensão do direito de cidadania a todos os homens livres do Império Romano se deu em 212 depois de Cristo, por meio da Constituição Antonina, época em que o Império vivia em crise.

No período o Império Romano já se estendia por três continentes (Europa, África e Ásia), mas o poder político era exercido legitimamente apenas por um pequeno grupo de cidadãos romanos - que habitavam no "coração" do Império.

Isto causou, como era de se esperar, profundas crises de representatividade política em todos os territórios do Império, em especial nos mais distantes, de modo que os romanos se viram obrigados, para impedir uma revolta geral, a estender a participação política a um número maior de pessoas, o que permitiu uma sobrevida ao Império Romano, que continuaria a enfrentar problemas sociais até o seu final.

Mais sobre Roma em:

https://brainly.com.br/tarefa/3578902

Anexos:
Perguntas interessantes