História, perguntado por costasantoscamilla, 7 meses atrás

contexto social do período frente a questão abordada do filme dez centavos​

Soluções para a tarefa

Respondido por adryandppedroso
0

Resposta:

Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia, Filosofia);

Matemática

Objetivos

– Refletir sobre a desigualdade social no Brasil;

– Refletir sobre as condições de trabalho dos cidadãos e o trabalho infantil;

– Construir gráficos que traduzam um conjunto de dados pesquisados.

Caro professor, antes de dar sequência às atividades propostas neste plano de aula, consulte as abas "Material de Apoio" e "Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais".

1ª Etapa: Início de Conversa

O curta metragem de 19 minutos recebeu vários prêmios, inclusive foi escolhido para representar o Brasil numa mostra de Cannes, na França. O diretor César Fernando de Oliveira é de Salvador/BA.

O filme mostra o cotidiano de um menino que ganha uns trocados guardando carros no centro histórico de Salvador/BA. O garoto mora na periferia e convive, entre outras pessoas, com um vendedor de flores que é solidário a ele. Apesar da miséria em que vive o menino, o filme não aponta para nenhum desfecho trágico ou violento. Ao contrário, a violência é cotidiana, naturalizada na desigualdade social presente em vários centros urbanos brasileiros. O garoto, porém, não é hostilizado pelas pessoas; adultos aceitam que o personagem cuide de carros e os lave, pelo custo de 3 reais. Embora haja solidariedade, o filme mostra que ações individuais podem amenizar uma dor momentânea, porém não alteram em nada a triste realidade.

A fotografia é muito poética, revelando uma criança cheia de sonhos e de sensibilidade. A ambiência poética é intensificada pela música de Tchaikóviski, o que nos faz pensar sobre a infância que não deveria ser fragmentada por classes sociais.

Após a Constituinte de 1988, a nação passou a considerar os direitos das crianças e adolescentes, resultando na promulgação da Lei 8.069, de 13/07/1990, que instituiu o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), uma das leis mais avançadas do mundo, segundo a ONU, sobre o tema.

 

2ª Etapa: Apresentação do filme

O filme pode ser exibido sem necessidade de pesquisas prévias, apenas com a apresentação sobre diretor e cenário da obra (centro de Salvador).

A partir do filme, é possível discutir os preconceitos vigentes em relação aos meninos de rua, confundidos com bandidos; discussão sobre valores como honestidade, filantropia, exploração do trabalho infantil, menores que se tornam criminosos, entre outros.

3ª Etapa: Levantamento de dados

Pesquisar sobre consumo: os alunos (crianças ou adolescentes) podem solicitar a seus pais a relação das despesas domésticas, a fim de elaborar um orçamento sobre o que é essencial para um grupo familiar viver com qualidade; cálculo da renda familiar necessária.

Como complemento, pode-se dividir a classe em três grupos com as seguintes atividades:

• Um terço da classe levantará os preços de alimentos e de objetos geralmente consumidos por crianças (tênis, mochilas, telefones celulares, roupas, aparelhos eletrônicos/ digitais);

• Um terço pesquisará sobre os preços dos serviços básicos da vida urbana: abastecimento de água, luz, transporte, impostos referente à moradia (incluindo taxas de condomínio, se for o caso);

• Um terço pesquisará salários de variadas profissões.

 

4ª Etapa: Processamento dos dados coletados

Organize a tabulação dos dados, por meio de tabelas e esquemas, e a apresentação dos resultados da pesquisa. A partir deles, proponha um debate sobre as desigualdades sociais vividas em uma mesma cidade e os preconceitos decorrentes dessa situação.

5ª Etapa: Fechamento do trabalho

A consolidação do trabalho pode ocorrer através de uma apresentação geral por imagem (fotos e/ou gráficos) e textos que resumam as etapas da pesquisa e as conclusões.

Materiais Relacionados

1. Assista ao curta 10 Centavos

2. Leia sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente

3. Algumas músicas também falam do abandono da infância e da necessidade de crianças trabalharem ou pedirem esmolas nos centros urbanos:

– Pivete, Chico Buarque de Hollanda.

– Criança não trabalha, da dupla Palavra Cantada (Sandra Peres e Paulo Tatit).

Arquivos anexados

Cinema e Educação: 10 Centavos (curta metragem)

Explicação:

e grande mas espero ter ajudado

Perguntas interessantes