Contexto histórico e geográfico dos séculos X|| e X|||: identificar o local, Estado nacional atual cultura atual
Soluções para a tarefa
Olá!
No século XVII, o incremento das atividades produtivas e a ação mais efetiva do Estado no combate à beligerância dos nativos e às ameaças dos invasores estrangeiros impulsionam o movimento do litoral para o interior. Na primeira metade do século, os bandeirantes paulistas seguem para o Sul à caça de índios aldeados pelos jesuítas nas missões do Paraná e Paraguai e, mais tarde, vão em sentido oposto, para Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, à procura de metais preciosos.
Entre o final do século XVII e o começo do XVIII é a pecuária bovina que se espalha pelo interior nordestino e mineiro, dividindo a extensa região ao longo das margens do rio São Francisco: de um lado, em direção a Piauí e Maranhão, o “sertão de dentro”, e, de outro, em direção a Bahia, Pernambuco e Paraíba, o “sertão de fora”.
Na segunda metade do século XVIII, Portugal e Espanha firmam vários acordos sobre os limites de suas colônias americanas.
O período do domínio espanhol (1580-1640) foi marcado pela expansão da colonização para o interior, pela conquista do litoral setentrional norte, pela expansão bandeirante e pela ocupação das terras além da linha fixada pelo Tratado de Tordesilhas.
Processou-se fundamentalmente de acordo com as necessidades econômicas da Colônia e de Portugal.
FATORES DA EXPANSÃO
A expansão oficial: conquista militar do litoral setentrional e colonização do Amazonas. – a pecuária.
O bandeirismo.
A mineração.
Os jesuítas: missões.
A Colônia do Sacramento.
O Brasil, possuindo um território de 8.547.403 km², costuma ser considerado um país continental. De fato, com uma das maiores extensões territoriais do mundo (quinto lugar), inclui-se entre os seis países que têm mais de 7 milhões de km².
Espero ter te ajudado!