Ed. Física, perguntado por mariagraziele13, 2 meses atrás

Contexto histórico dos jogos afro-brasileiros
Qual a importância desses jogos ?


URGENTE POR FAVOR

Anexos:

eltonmoraes1022: marca como melhor resposta pfv ;-)

Soluções para a tarefa

Respondido por eltonmoraes1022
1

Resposta:

  • QUAL A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS AFRO-BRASILEIROS?

É relevante destacar que dentre as brincadeiras e jogos que podem ser desenvolvidas nos espaços educacionais, temos uma herança valiosíssima, as brincadeiras e jogos africanos. Porém, os jogos e as brincadeiras africanas, assim como a história e cultura desse continente não são devidamente abordados em sala de aula.

Após, a implementação da Lei Federal nº 10639/2003, esse tema passou a ser obrigatório e as instituições educacionais passaram a planejar atividades que abordam essa temática.

Pode-se ressaltar que a aprovação dessa lei não mudou instantaneamente a postura dos professores em relação a essa temática, pois ao abordar esse tema se faz necessário conhecer a importância dos africanos e afro-brasileiros para história e cultura brasileira.

Percebe-se que ao discutir essa temática ainda encontra-se muita resistência e discriminação, nas instituições educacionais as crianças negras sofrem com o racismo cotidianamente e, para que essa situação minimize é importante que os profissionais que atuam nesses espaços valorizem a diversidade étnica e cultural, levando para a sala de aula propostas de trabalho que valorizem essa diversidade, proporcionando aos alunos negros as mesmas condições de crescimento intelectual e social que os demais alunos.

O racismo e a discriminação fazem com que alguns profissionais da educação não utilizem uma diversidade de jogos que promovem o desenvolvimento intelectual e corporal dos alunos. Nesse contexto não podemos deixar de mencionar a importância dos jogos e brincadeiras africanas, pois as mesmas auxiliam na valorização das crianças negras inseridas no ambiente escolar, seja na educação infantil, bem como, em todos os níveis de escolarização.

A inserção desse tema nas instituições escolares por meio de atividades lúdicas, isto é, por meio de jogos e brincadeiras e uma possibilidade de os alunos conhecerem o legado africano e afro-brasileiro de forma prazerosa. O trabalho envolvendo jogos e brincadeiras devem ser planejados e organizados pelo professor que precisa conhecer e se familiarizar com o mesmo. Porém, por falta de conhecimento e até mesmo por resistência a essa metodologia os jogos e as brincadeiras são poucos utilizados em sala de aula, principalmente os de origem africana. Nesse sentido, para que o jogo possa desempenhar a função educativa é necessário que este seja pensado e planejado dentro da sistematização do ensino.

Portanto, os jogos e as brincadeiras sejam elas de origem africana ou não, devem ser planejadas, para que possa atender aos objetivos propostos anteriormente pelos professores.

Os jogos em que são abordados temas tradicionais, folclóricos permitem que os alunos conheçam sua cultura de forma prazerosa, tornando as aulas significativas. Cória-Sabini e Lucena (2012) mencionam que:

''As brincadeiras tradicionais, ligadas ao folclore, refletem a mentalidade popular e expressam-se sobretudo pela oralidade. Como parte da cultura, essa modalidade de brincadeira perpetua os costumes e valores de um povo em certo período. O professor pode explorar essas situações, mostrando o contexto histórico, o tipo de relação estabelecida, as regras etc...'' (p. 43-44).

Com base nisso, as brincadeiras africanas se encaixam perfeitamente, pois além de possibilitar o conhecimento das tradições desse povo que contribui para a formação de nosso país, auxilia nos casos em que os alunos e alunas negros se sentem inferiores aos demais alunos.

O respeito não está associado apenas a não falar, não tratar de forma diferenciada, deixando essas crianças à margem, mas oferecendo acima de tudo condições e acesso à educação e a todos os benefícios que os demais indivíduos possuem.

Perguntas interessantes