História, perguntado por rafaely2211, 1 ano atrás

contexto histórico do Brasil em 1852? urgeeennnteeeeeeee

Soluções para a tarefa

Respondido por TeixeirasJr
2
Contexto Histórico de 1852 no Brasil:

# Fundações #

* Fundação da Cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte;
* Fundação da Cidade de São José do Rio Preto, São Paulo;
* Criação da Companhia de Navegação do Amazonas por Irineu Evangelista de Souza;
* Fundação da Cidade de Teresina, Piauí;
* Fundação da Cidade de Parintins, Amazonas;
* Fundação do município de Imperatriz, Estado do Maranhão, a 16 de julho de 1852, três anos depois da partida da expedição que saiu do porto de Belém, em 26 de junho de 1849.
* Criação do hospício Pedro II que assinala o marco institucional do nascimento da psiquiatria e da enfermagem psiquiátrica no Brasil

# Falecimentos #

* 9 de dezembro - Miguel do Sacramento Lopes Gama, o Padre Carapuceiro, jornalista, religioso e político brasileiro;
* 25 de abril - Manuel Antônio Álvares de Azevedo, foi um escritor da segunda geração romântica brasileira e é até hoje um dos poetas brasileiros mais lidos.

# Inovações #

* Introdução da telegrafia elétrica - O governo brasileiro providenciou a instalação de linhas telegráficas na província do Rio de Janeiro com o pretexto de combater o tráfico de escravos. Cerca de meia dúzia de aparelhos foram colocados em repartições públicas, quartéis de polícia e quartéis militares.

* Verdadeiro início das construções das vias férreas brasileiras marcado pela lei nº 641, de 26 de Junho de 1852, concedendo privilégio por 90 anos e garantia de juros de 5% sobre o capital empregado pelas companhias que se organizassem para construir estradas, ligando o Rio de Janeiro ás provincias de Minas Geraes, S. Paulo e outras, e reservando ao Governo o direito de fixar o modo e o prazo da garantia.

# Acontecimentos #

* Levante dos Marimbondos - Foi uma revolta popular em Pau D' Alho contra o Recenseamento, por ser uma forma disfarçada de um aumento de impostos. Reuniu o seu líder João dos Remédios e cerca de 400 seguidores, ocupando Pau D ‘Alho que se tornou centro de resistência contra o Recenseamento. Nada conseguiu o bispo de Olinda negociando. Foi então que o governo enviou uma força de comando chefiada por Higino José Coelho que conseguiu debandar os marimbondos sem maiores choques.

* Fim da Guerra contra Oribe e Rosas, que teve origem quando o presidente argentino Juan Manuel de Rosas, uniu-se ao então ministro da guerra do Uruguai, Manuel Oribe, na tentativa de constituir um país único. Terminou a favor do Brasil e dos seus aliados Urquiza e Rivera, em 1852;

* Lançamento do "Jornal das Senhoras", editado por Joana Paula Manso de Noronha. Foi o primeiro periódico dirigido exclusivamente às mulheres. Sucedeu-a Violante de Bivar e Velasco.

* Publicação em folhetim das "Memórias de um Sargento de Milícias", de Manuel Antônio de Almeida. O livro pode ser lido como uma reação aos hábitos inspirados no "refinamento" da corte. Foi sucesso por entre o público e contribuiu para a criação do romance brasileiro.

PS.: Fernanda - D. Pedro II atingiu a maioridade em 1843, nasceu a 2 de dezembro de 1825. Em 1852 tinha 27 anos. ;)
Perguntas interessantes