Artes, perguntado por ma13232730, 7 meses atrás

Contexto histórico da missão artística francesa
Porff me ajudem

Soluções para a tarefa

Respondido por kauanny1202
5

Ficou conhecida como Missão Artística Francesa e a vinda de artistas franceses para o território antes da independência, no início do século XIX, com o objetivo de iniciar uma formação acadêmica em belas artes. O contexto foi marcado pela chegada da família real ao Rio de Janeiro e, com isso, um rol de transformações passaram a ocorrer para adequar a cidade à chegada da corte. Então, dentre estes incentivos civilizatórios, tem-se a chegada da missão artística francesa. Os artistas aportaram aqui em 26 de março de 1816, durante o reinado de D. João VI. O grupo era liderado por Joachim Lebreton, e é preciso levar em consideração que a França passara por movimento revolucionário e que os artistas franceses neoclássicos – como os que para cá vieram – perderam incentivos e prestígio, aventurando-se em outras partes do mundo.

Com o líder aportaram também pintores, arquitetos, escultores, restauradores, ferreiros, carpinteiros e diversos tipos de artesãos. Dentre os artistas que chegaram ao Brasil o que mais se destacou foi Jean-Baptiste Debret, famoso por suas pinturas históricas. Seus desenhos e pinturas até hoje aparecem com frequência em livros didáticos e estão expostos pelos museus do país, pois retrataram o cotidiano do Rio de Janeiro no século XIX.

A missão artística francesa teve como principal objetivo a formação de Escola Superior de Belas Artes que em seus primeiros anos pouco produziu, mas plantou a semente do que veio a ser a Academia Imperial de Belas Artes, que gerou muitos frutos e que foi tão importante na construção de uma identidade para a nação – investimento certeiro de D. Pedro II. Foi na Academia que se formaram os principais nomes das artes plásticas do país, como Victor Meirelles e Pedro Américo. Suas pinturas históricas são representativas da base de formação na Academia, a partir dos ensinamentos dos mestres da missão artística francesa. Se no início do século XIX foi Jean-Baptiste Debret o principal responsável por retratar as efemérides e personagens da monarquia, no final do mesmo século os alunos da Academia se destacaram na pintura histórica e serviram ao Império brasileiro, promovidos pelo imperador D. Pedro II, entusiasta da questão identitária nacional. Assim, obras como A Primeira Missa no Brasil e Batalha de Guararapes de Victor Meirelles, são signatárias dos artistas franceses que para cá vieram no início do século XIX.      

Perguntas interessantes