Conteúdo - Grécia Antiga: cultura e sociedade (PARA ENTREGAR NA ESCOLA,
NÃO ESQUEÇAM DE COLOCAR NOME COMPLETO E SÉRIE).
1 - Entre os povos que comercializavam com os gregos antigos, podemos citar pelo menos 3 povos da antiguidade:
os hebreus, os fenícios e os persas. Faça uma breve pesquisa a cerca desses três povos. Escreva suas principais
características, como (localização geográfica, religião, cultura, modo como se organizavam politicamente, economia,
entre outras) nas linhas reservadas para cada um deles abaixo. Se quiser pode grampear uma folha do seu
caderno a esta, caso o espaço não seja suficiente.
hebreus
fenícios
persas
Soluções para a tarefa
Resposta: HEBREUS - O primeiro rei hebreu foi Saul (1010 a.C.) que liderou guerras contra os filisteus, porém morreu sem conseguir vencê-los. Foi sucedido por Davi (1006 a 966 a.C.), que conseguiu derrotar os filisteus e estabeleceu domínio sobre a Palestina, fundando o Estado Hebreu, cuja a capital passou a ser Jerusalém.Os hebreus foram um dos primeiros povos a cultuar um único deus, isto é, eram monoteístas. No judaísmo, religião professada pelos hebreus, o único deus é Javé, cuja imagem não pode ser representada em pinturas ou estátuas.
O judaísmo é baseado nos Dez Mandamentos supostamente revelados a Moisés no monte Sinai.Da cultura criada pelos hebreus, a religião, é sem dúvida o legado mais importante. A escrita e literatura, entre os hebreus, povo de língua semita, surgiu muito cedo através de uma escrita própria. Aos poucos, porém eles foram substituindo, em sua escrita a sua língua original pelo aramaico, que era a língua comercial e diplomática do Oriente, próximo na antiguidade.A civilização hebraica desenvolveu-se na antiga Palestina, correspondendo a uma região cercada pela Síria, pela Fenícia e pelos desertos da Arábia. ... Os hebreus, estabelecidos na Palestina, organizaram-se em grupos familiares patriarcais,seminômades, iniciando o desenvolvimento das atividades agrícolas e pastoris.
FENÍCIOS - Por habitarem uma região montanhosa e com poucas terras férteis, os fenícios dedicaram-se à pesca e ao comércio marítimo. As cidades fenícias que mais de desenvolveram na antiguidade foram Biblos, Tiro e Sidon.A civilização fenícia desenvolveu-se na Fenícia, território do atual Líbano. Os fenícios eram povos de origem semita. Por volta de 3000 a.C.,A religião dos fenícios era politeísta e antropomórfica. Os fenícios conservaram os antigos deuses tradicionais dos povos semitas: as divindades terrestres e celestes, comuns a todos os povos da Ásia antiga. Assinale-se, como fato estranho, que não deram maior importância às divindades do mar.A civilização fenícia foi uma cultura comercial marítima empreendedora que se espalhou por todo o mar Mediterrâneo durante o período que foi de 1 500 a.C. a 300 a.C.. Os fenícios realizavam comércio através da galé, um veículo movido a velas e remos, e são creditados como os inventores dos birremes.A Fenícia era formada por um conjunto de cidades-Estado autônomas. Cada cidade tinha um governo independentes, exercido pelos membros da classe aristocrática, composta por ricos comerciantes, armadores e artesãos. De modo geral, o chefe do governo era um rei, cuja função transmitia-se por hereditariedade.
PERSAS - Civilização Persa. A civilização persa foi uma das mais expressivas civilizações da Antiguidade. A Pérsia situava-se a leste da Mesopotâmia, num extenso planalto onde hoje corresponde ao Irã, localizado entre o golfo Pérsico e o mar Cáspio. Ao contrário das regiões vizinhas, possuía poucas áreas férteis. Já a religião Trata-se de uma religião dualista, ou seja, que coloca sua confiança no princípio do bem versus mal (Mazda, o deus do Bem, e Arimã, o deus do Mal). Os monumentos e as pinturas retratam os feitos dos imperadores. Os persas construíram grandes obras arquitetônicas. A cultura por sua vez Na arte, os persas receberam grande influência dos egípcios e dos mesopotâmicos. ... No plano religioso, distinguiram-se por uma religião que ainda hoje é praticada em algumas partes do mundo: o zoroastrismo. Seu fundador, Zoroastro (daí o nome da religião), viveu entre 628 e 551 a.C
A forma como eles se organizavam politicamente era Política de tolerância. Deixando aos povos que conquistaram, sua cultura e costumes
Explicação: