Conteúdo do exercício Olá, Chegamos à Avaliação On-Line 6, denominada Atividade Contextualizada! Espero que você aproveite cada informação disponibilizada em nosso material didático e não esqueça de que a Tutoria também pode auxiliar você na avaliação. Caso tenha dúvida, procure-a no Fale com o Tutor! Lembre-se: sua opinião precisa ser baseada e justificada, respaldando cientificamente seu conhecimento e pensamento, pois não serão aceitas cópias de trechos e/ou postagens sem as devidas referências. Então, vamos lá? Apesar da presença forte dos discursos sobre cidadania em espaços diversos, não somos todos/as completamente cidadãos e cidadãs. Você sabia que a cidadania tem a ver com a prática dos direitos e deveres do sujeito em um determinado Estado? Podemos considerar que os indivíduos se tornam cidadãos e cidadãs à medida que vão se apropriando desses direitos e deveres. Muito se fala a respeito da cidadania como forma de garantir a dignidade da pessoa humana e para o estabelecimento de sociedades mais justas e democráticas. A partir daí, responda: Por que não é possível afirmar que somos todos cidadãos e cidadãs no seu sentido pleno? Nessa direção, o que seria a cidadania de papel? Dê um exemplo para justificar sua resposta. Como a educação pode ajudar para a formação de cidadãos e cidadãs? O seu texto resposta deverá ter no máximo 30 linhas. Não serão aceitos cópias de trechos e/ou postagens sem as devidas referências.
Soluções para a tarefa
A cidadania está diretamente ligada ao exercício dos nossos direitos e nossos deveres enquanto membros de uma sociedade.
A cidadania plena pode ser observada quando o indivíduo possui todos os direitos civis, políticos e sociais dos cidadãos que já nasceram naquele local.
Além disso, é importante destacar que a cidadania se dá a partir da democracia de um país, onde o indivíduo possui direitos e deveres e deve segui-los, além de ter participação na escolha política, por isso exercer a cidadania plena, parte da conquista dos direitos de cada sociedade.
A cidadania significa a qualidade de ser cidadão, mas para ser cidadão é necessário estarmos sujeitos a direitos e deveres.
O direito da cidadania é amparado por lei, ou seja, existem leis que garantem ao cidadão o direito ao voto eleitoral, por exemplo, além do direito ao acesso à saúde, moradia, alimentação e educação.
Para ser considerado cidadão pleno o indivíduo deve possuir todos os direitos civis, políticos e sociais dos cidadãos nascidos em determinado local (já que é possível se tornar cidadão de outro país que não o país onde você nasceu), além de cumprir com os deveres daquela sociedade.
Neste sentido, é possível afirmar que não somos todos cidadãos e cidadãs plenos, pois muitos de nós ainda não tem acesso a todos os direitos que um cidadão pleno deve ter para ser considerado como tal. Além disso, muitos tem tal acesso, porém não praticam devidamente os seus deveres dentro da sociedade.
Logo, a cidadania de papel significa que: muitos temos a cidadania "teórica", no papel somos considerados brasileiros, porém isso não garante que estamos sendo contemplados com nossos devidos direitos e/ou cumprindo com nossos deveres.
Por exemplo:
João é cidadão brasileiro no papel, nasceu e vive no Brasil, porém João não teve acesso a moradia digna, por isso, vive nas ruas.
Já Márcio também é cidadão brasileiro no papel, também nasceu e vive no Brasil, teve acesso a todos os direitos que um cidadão deve ter, porém Márcio não paga seus impostos e sonega tudo o que pode.
João não teve seus direitos garantidos.
Já Márcio, teve seus direitos garantidos, mas não pratica os seus deveres.
Neste sentido, a educação pode ajudar na formação de cidadãos e cidadãs, pois nos dá conhecimento dos direitos que temos como tal, do que é justo exigirmos do Estado e da sociedade e também, dos nossos deveres com os quais precisamos cumprir para conosco, o Estado e a sociedade em geral.
Espero ter ajudado! =D
Leia mais sobre em:
https://brainly.com.br/tarefa/162434