Português, perguntado por eduvinicius2402, 9 meses atrás

Contei esta história a um professor de melancolia, que me disse, abanando a cabeça: ̶ Também eu tenho servido de agulha amuita linha ordinária! ("Um apólogo")Adeus, meu caro senhor. Se achar que esses apontamentos valem alguma coisa, pague-me também com um túmulo demármore, ao qual dará por epitáfio esta emenda que faço aqui ao divino Sermão da Montanha: "Bem-aventurados os quepossuem, porque eles serão consolados." ("O enfermeiro")Esses são os parágrafos finais de contos do livro Várias histórias (1896), de Machado de Assis. Sobre essa obra,considere as afirmativas abaixo:1. Todos os contos de Várias histórias terminam com algum ensinamento moral, conforme preconizava a estéticarealista.2. Na obra machadiana, a competição acirrada que caracteriza a vida humana tende a se resolver após a morte, queserve de consolo e apaziguamento.3. A agulha de "Um apólogo" identificou-se com a reflexão do professor de melancolia: os que abrem caminho nemsempre são premiados por seus esforços.4. O protagonista de "O enfermeiro", que cogitou não receber a herança do homem que ele matou, termina a históriarico e sem arrependimentos.Assinale a alternativa correta.a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.b) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.c) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

#UFPR
#VESTIBULAR

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
8

A alternativa correta é a letra B: Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

O conto Apólogo de Machado de Assis é marcado pelo uso de personagens inanimados como a linha e a agulha. O eu lírico traz reflexões sobre os hábitos humanos.

No fim da narrativa, a agulha se identifica com a melancolia do professor, pois nem sempre as pessoas que abrem os caminhos são reconhecidas.

O Enfermeiro é uma obra de Machado de Assis que traz Procópio como um dos personagens. O homem fica com toda a herança de Felisberto.

Procópio termina o conto com toda a herança e não distribui aos que precisam. Ele havia prometido que iria fazer caridade.  O personagem foi responsável pela morte de Felisberto, depois de o estrangular.

Abraços!

Perguntas interessantes