" Contaram-me que, no fundo do sertão de Goiás, numa localidade de cujo nome não estou certo, mas
acho que é Porangatu, que fica perto do rio de Ouro e da serra de Santa Luzia, ao sul da serra Azul - mas
também pode ser Uruaçu, junto do rio das Almas e da serra de Passa Três (minha memória é traiçoeira e
fraca; eu esqueço os nomes das vilas e a fisionomia dos irmãos; esqueço os mandamentos e as cartas e
até a amada que amei com paixão) – mas me contaram que em Goiás, nessa povoação de poucas almas,
(...)
tem - coisa bela e espantosa - um grande sino de ouro".
(Rubem
Braga. "O sino de ouro". Os melhores contos de Rubem Braga.)
As vilas que se formaram de maneira semelhante ao surgimento da povoação de poucas almas citada
pelo autor, proliferaram, no período colonial, em decorrência da atuação
Soluções para a tarefa
Resposta:
Vish,n entendi Sorry...
As vilas que se formaram de maneira semelhante ao surgimento da povoação de poucas almas, citada pelo autor, proliferaram durante o período colonial em decorrência da atuação dos bandeirantes.
Bandeirantes
O conto "O sino de ouro" do cronista brasileiro Rubem Braga (1913 - 1990) fala sobre o interior brasileiro, mais especificamente o Goiás e sua gente modesta.
Os Bandeirantes foram os exploradores pioneiros a desbravar os sertões brasileiros, entre os séculos XVI e XVIII, sendo os responsáveis por aumentar as fronteiras estabelecidas pelo Tratado de Tordesilhas (1494) e ampliar os domínios portugueses na América.
Participaram da expansão do território colonial brasileiro e ocuparam a Região Sul do Brasil, Região Centro-Oeste, Mato Grosso, Goiás e descobriram o ouro em Minas Gerais.
A ampliação dos limites do território brasileiro ocorre entre o descobrimento e o Tratado de Madri em 1750. Com a expansão territorial, nesta época, o território brasileiro passou a ter um povoamento colonial maior, com a sua área original aumentada em aproximadamente duas vezes.
Com a escassez da mão de obra escrava por conta das diversas colônias africanas capturadas pelos holandeses, ocorreu a tentativa de escravizar os indígenas para normalizar as atividades e aumentar a ocupação do território brasileiro.
As bandeiras (expedições) começaram a ser financiadas pela coroa portuguesa para a descoberta de metais preciosos, como tentativa de solucionar uma crise econômica do Império Português.
Após diversas expedições, o Tratado de Madri (1750) reconhece o direito de posse pelo uso, com presença de portugueses e brasileiros na maioria dos territórios desbravados em processo de ocupação e exploração, processo esse realizado pelas bandeiras, pela pecuária e pela expansão oficial. Pela falta de interesse espanhol nas regiões do Norte e Centro-Oeste não há complexidade na definição de limites territoriais. Entretanto, ao Sul do Brasil, a negociação foi agitada.
Para mais informações sobre os Bandeirantes, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/40529078