Conta é o nome técnico dado aos componentes patrimoniais (Bens, Direitos, Obrigações e Patrimônio Líquido) e aos Elementos de Resultado (Despesas e Receitas). As Contas de Resultado são as que representam variações no patrimônio da entidade. Algumas contas, tais como juros e descontos podem funcionar como receitas e despesas. Os juros, por exemplo, podem ser a pagar ou receber de terceiros originários de empréstimos contraídos ou cedidos, bem como de outras operações nas quais os juros não sejam agregados aos próprios títulos. Também é comum, nas transações comerciais, serem concedidos descontos financeiros nos pagamentos de duplicatas pagas antes do vencimento, caso a empresa os conceda é uma despesa, mas se recebidos os descontos são receitas. Disserte sobre os detalhes a serem observados na contabilização dos juros e nos descontos como podem ser registrados enquanto receitas e despesas e exemplifique tais lançamentos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O juro pode ser a remuneração do dinheiro aplicado, por exemplo : a empresa aplica um determinado valor no banco, obtendo um rendimento, conhecido como uma receita financeira (também denominado de juros ativos ou recebidos ). Porém, se a empresa toma um empréstimo junto ao banco, remunerando - o com juros (passivos o u juros pagos ) te rá uma despesa financeira. Observa- se que Juros Ativos e Juros Passivos são os no mês técnicos utilizados na contabilidade, sendo que a palavra ativo e passivo que acompanha a palavra juro é apenas um adjetivo para qualificar o s juro s como positivo o u negativo. Um exemplo específico seria : A empresa recebeu uma duplicata de seu cliente no valor de R$ 60.000,00 co m juros de 10% a. m, devido atraso de 30 dias, o lançamento contábil será : D - Banco 66.000,00 ; C - Juros Ativos 6.000,00 (receita financeira) e C - Duplicata s a Receber 60.000,00. Em relação aos descontos, a empresa que concede o desconto financeiro, por ocas ião do recebimento do título no prazo previsto par a a sua concessão, irá contabilizar esse desconto no Resultado, no grupo de "Despesa s Financeiras ", que pode chamar de "Descontos Concedidos ". Contrariamente, a empresa que recebe o desconto, o lança.
Explicação:
Os juros podem ser ativos, quando a empresa os recebe em uma operação de investimento, por exemplo, ou passivos, quando a empresa os paga em uma operação de crédito, por exemplo.
As despesas e receitas, por sua vez, devem ser corretamente classificados no ato do lançamento, uma vez que, por exemplo, descontos obtidos, são considerados receitas, e os juros passivos são despesas.
Juros Ativos e Passivos
Os juros ativos são classificados como receitas financeiras (evidenciado na demonstração do resultado), e correspondem aos valores a receber oriundos, por exemplo, de uma aplicação financeira.
Os juros passivos, classificados como despesas financeiras (também apresentado da demonstração do resultado) correspondem aos valores a pagar, por exemplo, do pagamento atrasado de um título.
Despesas e Receitas
As despesas (não confundir com custo) incluem todos os gastos que estão diretamente relacionados com a gestão da empresa, como aluguel, conta de energia, descontos concedidos (precisa especificar se é obtido ou concedido no caso dos descontos, uma vez que a classificação muda).
Receitas (não confundir com lucro) são todas as entradas de dinheiro ocorridas durante o exercício social, como venda de mercadorias, juros ativos, alugueis ativos, descontos obtidos (pois significa uma receita extra).
Aprenda mais sobre contas contábeis: https://brainly.com.br/tarefa/49839448
#SPJ2