Português, perguntado por deboracristina1201, 7 meses atrás

(Construção – letra e música de Chico Buarque de Holanda). [...] E flutuou no ar como se fosse um pássaro E se acabou no chão feito um pacote flácido Agonizou no meio do passeio público Morreu na contramão atrapalhando o tráfego [...]

A letra desta música traz um crítica, qual é a crítica retratada nesta música. Ela é válida para os dias atuais? ​
Que tipo de trabalhador é citado nessa música e o que acontece com ele

Soluções para a tarefa

Respondido por PoppyCaas
1

Resposta:

Na segunda parte da música há a seguinte declaração "Chegando ao trabalho na construção, o homem sobe e começa a trabalhar como se fosse máquina". Essa afirmação pode significar uma crítica ao homem que trabalhava de maneira mecânica, repetindo movimentos já treinados. Ou, em outra explicação, ele era desumanizado e trabalhava em condições precárias, fazendo um trabalho mais pesado do que o corpo humano é capaz de suportar.

Já na segunda parte, a palavra "embotado" significa algo que perdeu a energia, o vigor ou a sensibilidade. "Em seus olhos embotados de cimento e lágrima" podemos entender que a rotina sofrida fez com que o olhar do homem perdesse a vivacidade. E pode ser uma crítica ao trabalho escravagista.

Essa crítica é válida para os dias atuais, sim. Muitas pessoas trabalham tanto que acabam negligenciando a família ou as relações interpessoais.

O tipo de trabalhador citado no texto é o que se acaba produzindo, e ele morre no final.

Perguntas interessantes