construção da identidade nacional na era Vargas
Soluções para a tarefa
Olá.
Na era Vargas houveram muitas contribuições intelectuais e políticas visando a construção de uma identidade nacional.
- Identidade nacional é um conceito relacionado com as emoções e ideias presentes em um indivíduo que o fazem sentir-se, ou não, parte integrante de uma nação ou sociedade.
Os anos de 1930 caracterizaram o 'boom' do nacionalismo no Brasil, envolvendo principalmente contribuições políticas, intelectuais e da imprensa, que procuravam estabelecer uma unidade nacional. Na política, o movimento nacionalista foi moldado pelo governo de Getúlio, ao mesmo tempo em que o futebol - nesse período esse esporte ganha grande visibilidade do governo por ser um importante mobilizador das massas, logo, uma possível ferramenta para a divulgação das ideias getulistas - se erguia com o fortalecimento dos símbolos após sua profissionalização.
A identidade nacional constituía um elemento importante da política varguista, o Estado teve um importantíssimo papel em sua formulação, foi durante esse período que foram realizadas construções de monumentos nacionais e realizações de eventos visando a integração nacional.
Por fim, podemos dizer que durante a Era Vargas ocorre a mesclagem dos intelectuais e dos políticos, tornando a nacionalidade algo pensado e desenvolvido pela elite intelectual e política, que procuravam criar uma ideologia nacional enfatizada na cultura brasileira para promover uma imagem positiva do Brasil no exterior.
Espero ter ajudado.