Filosofia, perguntado por LeonTKBRX, 10 meses atrás

construção da idade política e a midia resumo

Soluções para a tarefa

Respondido por emellyfilha2018
1

O homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são, enquanto são, das coisas que não são, enquanto não são." Esta frase do filósofo sofista Protágoras (séc. V a.C.) é fundamentada na hipótese do incessante fluir da realidade, que implica em que a compreensão pode ser alterada de acordo com as circunstâncias mutáveis da percepção humana. Além disso, o homem pode criar e recriar os valores e o significado da realidade, criando a sua própria “verdade”.



Com base nessa afirmação de Protágoras, podemos repensar a concepção de “verdade” na atual conjuntura política do Brasil. Refiro-me à tendência no cenário político atual de posições diferentes e até mesmo divergentes que, de certa forma, ameaçam a nossa democracia e, em sentido mais amplo, a nossa identidade política.



Mas este conceito sofreu várias mudanças nos diferentes contextos políticos, com o tempo, em diferentes partes do mundo. Hoje, há um consenso de que a esquerda inclui progressistas, social-liberais, ambientalistas, socialdemocratas, socialistas, democrático-socialistas, libertário-socialistas, secularistas, comunistas e anarquistas. Já a direita inclui capitalistas, neoliberais, econômico-libertários, conservadores, reacionários, neoconservadores, monarquistas, teocratas, nacionalistas, fascistas e nazistas.




Perguntas interessantes