construa uma linha do tempo sobre a criação os ataques e a destruição do Quilombo dos Palmares
Soluções para a tarefa
Chegada de Colombo à América1492Tratado de Tordesilhas1494
A divisão do mundo em dois hemisférios: o oeste para a Espanha e o leste para Portugal. A frança estava contra o Tratado e apoiava o principio do “uti possidetis”, segundo o qual era possuidor de uma área quem efetivamente a ocupasse.
Chegada de Vasco Da Gama à Índia por mar.1498O Brasil pré-colonial.1500 - 1530Feitorias (postos econômicos fortificados), extração de pau-brasil (troca com os índios). Período de transição.
Chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil (em Porto Seguro). / Renascimento.1500Começa a aparecer o nome “Brasil”.1503O nome "Brasil": associado à principal riqueza da terra em seus primeiros tempos, o pau-brasil
Expedição de Martim Afonso de Sousa. / Criação das capitanias hereditárias.1530 - 1533a) Expedição de Martim Afonso de Sousa. Objetivos: patrulhar a costa, estabelecer uma colônia através da concessão não-hereditária de terras aos povoadores que trazia, e explorar a terra tendo em vista a necessidade de sua efetiva ocupação.
b) Criação das capitanias hereditárias. O Brasil foi dividido em 15 quinhões que foram entregues aos capitães-donatários (pessoas de pequena nobreza, burocratas e comerciantes).
Cria-se o bispado de São Salvador, sujeito ao arcebispado de Lisboa.
Escravidão do índio no Brasil.1534 - 1755O Papa proíbe a escravidão dos indígenas.1537Tomé de Sousa: primeiro governador-geral.1549Dom João III decide estabelecer um governo-geral no Brasil e envia a Tomé de Sousa como primeiro governador-geral.
Duarte da Costa, Governador geral1553 - 1558Governo centralizado./ Cana de açúcar./ Adoção de latifúndios e monocultura.1558a) Portugal implanta um governo centralizado para levar a cabo a tarefa de exploração da terra
b) A cana de açúcar surge como o primeiro produto cultivado.
c) Adotam-se os latifúndios e a monocultura.
Catástrofe demográfica: os índios foram vítimas de doenças como sarampo, varíola, gripe. Duas ondas epidêmicas se destacaram por sua virulência, matando mais de 60 mil índios. O resultado: uma terrível fome no nordeste e perda de braços.
Decreta-se a exclusividade dos navios portugueses no comercio da Colônia.1571O rei Dom Sebastião decreta a exclusividade dos navios portugueses no comercio da Colônia, coincidindo a medida com os anos inicias da grande expansão da economia açucareira.
Morte de D. Sebastião.1578Morre D. Sebastião na batalha de Alcácer Quibir. Ao não haver herdeiro, a coroa portuguesa escolhe como rei de Portugal ao rei da Espanha.
União das coroas.1580 - 1640O rei da Espanha, Felipe II, é nomeado rei de Portugal. Passa a se chamar Felipe I. Este período de “União das coroas” se conhece como "Dinastia de abis".
Começo do tráfico de escravos.1585Criação de Palmares (Alagoas). / O barroco.1600a) Início do século XVII: Criação de Palmares (Alagoas): o quilombo (quilombos: estabelecimentos de negros que escapavam à escravidão pela fuga e recompunham no Brasil formas de organização social semelhantes às africanas) mais importante de todos. Resistiu aos ataques de portugueses e holandeses por quase cem anos, sucumbindo em 1695. Lider Zumbi.
b) O barroco: um estilo carregado, absolutamente aderido à linha curva.
a) Os holandeses invadem Salvador pela guerra com a Espanha.
b) Surgem os bandeirantes: brancos, mamelucos e indígenas que lançaram-se pelo sertão em busca de metais preciosos e de indígenas a serem escravizados. Empreendiam seguidas campanhas de saques, destruição e apresamento de índios.
A invasão holandesa chega a Pernambuco e interrompe o tráfico negreiro.
D. João IV rei de Portugal. / Livre comércio.1640a) Aclamação de Dom João IV como rei de Portugal.
b) Breve fase de “livre comércio”: pouca regulamentação e ausência de controle sobre o mercado colonial de importação.
Novo sistema de comércio centralizado e dirigido, por meio de frotas.
Assina-se o Tratado de Westminster ( ou de Cromwell)1654