História, perguntado por nosnappo10, 9 meses atrás

Construa um texto analisando o significado do trecho do poema a seguir, do poeta chileno Pablo Neruda, em relação ao processo de colonização da América Espanhola.

"A Cruz,
a espada,
a fome
iam dizimando
a família selvagem."

Soluções para a tarefa

Respondido por marcelokd
97

Resposta:

o poema salienta os grandes eixos da dominação espanhola: a conversão religiosa, que remodelação os costumes, reprimindo as manifestações culturais e Des caracterizando as populações nativas; a espada, representando o poderio Militar espanhol e a fome, decorrente da desestruturação do processo produtivo nativo. A ideia da selvageria da população nativa contrasta fortemente com a postura genocida dos chamados conquistadores civilizados


nosnappo10: Muito obrigado.
Samuel0raft: c estuda no Atual?
Samuel0raft: 7-ano?
diogosilvafrazao: eu sim! muito obrigado!!
alexiacherba: valeuu
Respondido por heloisagoncalves745
6

O trecho do poema do poeta chileno Pablo Neruda ressalta que a colonização da América Espanhola foi violenta a partir de preceitos religiosos, militares e repressores da cultura e dos costumes dos povos nativos.

A cruz, a espada e a fome, de Pablo Neruda

Neruda, além de reconhecidamente um exímio poeta, tornou-se um símbolo da exposição acerca da desastrosa gestão espanhola na América, retratando os danos sofridos por povos como Incas e Astecas, que foram impedidos de manter seu estilo de vida original e massacrados pela ganância dos conquistadores.

Para Pablo Neruda, as instâncias militares e religiosas ficaram manchadas a partir dessa gestão, visto que a cruz, um símbolo máximo de devoção e cristianização, assim como a espada que se tornou macabra ao promover a mortandade, tinham sua finalidade voltada para a tortura e espalhavam a fome através da repressão.

Mais sobre as obras de Pablo Neruda: brainly.com.br/tarefa/11977557

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes