[...] Constituíram-se, na Idade Média, dois poderes que se colocavam acima da autoridade dos reis e dos senhores e, por isso, eram denominados poderes universais: o papado (poder espiritual ou religioso) e o império (poder temporal ou político). A relação entre esses dois poderes foi sempre problemática [...].
Pode ser apontado(a) como um exemplo dessa relação problemática:
a) a promulgação do Édito de Milão, em 313, que reconheceu o poder espiritual do papa e estabeleceu o cristianismo como a religião oficial do Império Romano, condição revogada pelo imperador Décio, no fim do século IV.
b) o conflito conhecido como a Querela das Investiduras, de 1076, que opôs o papa Gregório VII ao imperador Henrique IV, do Sacro Império, e só foi superado em 1122, com a Concordata de Worms.
c) a determinação do imperador Teodósio I, a partir de 391, de proibir todas as práticas não pagãs, que gerou uma forte perseguição aos cristãos, quando o poder religioso voltou para a mão do imperador romano.
d) o incentivo dos reinos cristãos, principalmente do Império Carolíngio, para a construção de mosteiros distantes das cidades, o que efetivou a separação entre o poder temporal dos reis e o poder espiritual dos monges e do clero em geral.
e) o apoio decisivo do imperador Constantino à heresia ariana, construída pelos bispos do Oriente, no Concílio de Niceia (325), que defendia a concepção de que o poder temporal caberia apenas ao soberano romano, mas com o beneplácito do papa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta: Letra B.
Explicação:
Os dois poderes cuja relação era problemática — o Papado e oSacro Império — , em 1076, disputando o direito de nomearbispos, envolveram-se na chamada Querela das Investiduras
Perguntas interessantes