Constituía um grupo privilegiado da sociedade egípcia: *
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá !
Explicação:
Resposta: os sacerdotes, os nobres, os escribas, os guerreiros, os mercadores e os artesões.
A população do antigo Egito era dividida em classes sociais. A primeira era constituída pelos membros da família real. Depois, os sacerdotes, os nobres, os escribas, os guerreiros, os mercadores e os artesões. Os lavradores, operários e servos faziam parte da classe baixa da população. As classes privilegiadas eram as classes dos nobres e dos sacerdotes. Os nobres eram funcionários que administravam, em nome do faraó, os nomos, antigas divisões territoriais do Egito.
O grupo privilegiado da sociedade egípcia eram os faraós, nobres e sacerdotes. A pirâmide da sociedade egípcia era bastante hierarquizada tendo no topo o Faraó e abaixo seus súditos.
O Faraó está no topo da pirâmide pois era considerada o governante máximo da sociedade e deveria ser adorado por todos, pois era descendente de Amon-Rá. Era o maior símbolo de autoridade, tendo o ofício de Faraó sendo hereditário.
Os Nobres e Sacerdotes eram o grupo social privilegiado pois eram considerados governantes sagrados. Exerciam a função de administrar todos os bens e ser mediador entre o deuses e o Faraó.
Os sacerdotes eram servos de Deus e diferentes do demais sacerdotes, não trabalhavam no templo recebendo os fiéis e ajudando-os a rezar, eram responsáveis, apenas, por administrar o templo e decifrar a escrita hieroglífica, escrita sagrada do Egito.
Para mais informações, acesse:
Sociedade Egípcia: brainly.com.br/tarefa/2114698