Constantinopla, capital do Império Bizantino, era uma cidade que refletia a riqueza e a grandeza desse Império. Leia, neste fragmento de texto, uma descrição da cidade, feita por um geógrafo do século XII.
O comprimento total da cidade é de 9 milhas. Está rodeada por uma forte muralha, cuja altura é de vinte côvados, tanto do lado da terra como do mar. [...] a cidade tem cerca de cem portas, das quais a principal é a que chamam de Porta Áurea; é de ferro coberto de lâminas de ouro e não conhece nenhuma que lhe seja comparável na grandeza, em toda a extensão do Império Romano. Esta cidade se encerra num palácio afamado pela sua altura, vastidão e beleza das construções e ainda um hipódromo pelo qual se chega a esse palácio, o mais espantoso circo que existe no universo. [...]
Glossário:
côvado: antiga unidade de medida de comprimento equivalente a três palmos, ou seja, 66 centímetros.
Após a leitura do texto, assinale a alternativa correta.
A)
O geógrafo faz uma descrição de Constantinopla, destacando apenas o tamanho e a localização geográfica da cidade.
B)
Na descrição, o geógrafo demonstra estar impressionado com o tamanho da cidade e de suas construções e com a riqueza do Império, que ostentava ouro nas portas e um enorme palácio.
C)
Conforme a descrição, é possível afirmar que Constantinopla não era diferente de outras cidades do Império Romano.
D)
De acordo com o geógrafo, a cidade era pouco segura por terra.
E)
O geógrafo afirma que, por causa das características geográficas naturais, em Constantinopla não havia preocupação com a defesa da cidade.
Soluções para a tarefa
Respondido por
24
Resposta:
(B)
Eu estudei e procurei é a B pd confiar qm tá pelo positivo on tá certo
gabiliznas:
eu tbm isso o positivo on
Perguntas interessantes