Constantemente, o corpo humano entra em contato com bactérias, vírus e micro-organismos que podem prejudicá-lo. Isso, no entanto, não acontece tão frequentemente, pois o nosso corpo conta com a presença de antígenos e anticorpos. Diferencie-os.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Antígenos são moléculas capazes de serem reconhecidas e provocar resposta imunológica. Os microrganismos apresentam antígenos dos mais variados tipos a depender do microrganismo em questão, e é daí que são reconhecidos como "intrusos" pelo sistema imune e são destruídos.
Anticorpos são proteínas complexas criadas pelas células de defesa (em especial os plasmócitos) cuja função é "grudar" nos antígenos para qual foram criados e assim facilitar a atividade das células do sistema imunológico e permitir a ação do sistema complemento em destruir o alvo.
Explicação:
As nossas células também têm antígenos, e é por essa razão que transplantes de órgãos sofrem riscos de rejeição, e também uma das razões para a existência das doenças autoimunes, onde o próprio sistema imune reconhece os antígenos das suas células e ataca elas.