Consiste em elaborar um texto sobre a educação no Brasil-Colônia (1500 a 1822) Como fazer?
Veja a imagem, assista ao vídeo, leia as aulas, reflita e escreva um texto de aproximadamente de 10 a 15 linhas, destacando:
Como fica a educação no Brasil após 1549? Que tipo de educação se instala ?
A educação era destinada a todos ? Quais os interesses estavam envolta da questão educacional? Ainda percebemos influências do modelo educacional colonial em alguns aspectos na atualidade?
Soluções para a tarefa
Chegam ao Brasil em 1549 os primeiros jesuítas, com a autoridade da Coroa, e recebem a "missão" de "civilizar" os povos nativos e educar os filhos da aristocracia brasileira. Como são, sobretudo, uma ordem religiosa, o modelo de educação que instalam no Brasil é bastante conservador e reflete a religiosidade deles, além de ser eurocêntrico e desrespeitar, em certo sentido, os povos nativos em sua "educação".
Este projeto era especialmente interessante para Portugal para "facilitar" o processo de colonização, pois, educado, o índio deixava de ser um "selvagem inimigo" e se tornava mão-de-obra barata na colônia e auxiliar no processo de interiorização colonial.
Até hoje é possível ver alguns indícios da educação jesuítica no Brasil, como o apego aos modelos tradicionalistas, a tradição popular baseada no catolicismo e a existência, até hoje, de colégios de elite que foram fundados ou que tem relação com a educação jesuítica.