Direito, perguntado por cherylsnake, 10 meses atrás

Considerou-se que a união homoafetiva se enquadra no conceito constitucional de família, que pressupõe relações de afeto, assistência e suporte recíprocos entre os membros, bem como a existência de um projeto coletivo, permanente e duradouro de vida em comum. Ressaltou-se que o espírito da Constituição deve prevalecer sobre sua letra, de forma que não se exige a dualidade de sexos para o casamento e os princípios da igualdade, dignidade da pessoa humana,vida privada, livre arbítrio e busca da felicidade asseguram à pessoa humana, independentemente de sua opção sexual, o mesmo status jurídico, isto é, o mesmo tratamento perante a lei. A divergência de entendimentos foi finalmente dirimida por decisão do Supremo Tribunal Federal na ADI 4.277 /DF em que foi estabelecida a interpretação do art.. 1.723 do Código Civil conforme a Constituição. Por força de tal decisão, que tem efeito vinculativo perante as autoridades judiciais e administrativas, as pessoas não podem ser tratadas de forma diferenciada em razão de preferências sexuais e, portanto, os conviventes homoafetivos têm os mesmos direitos do homem e mulher que vivem sob união estável, tais como benefícios previdenciários, direitos sucessórios e direitos patrimoniais decorrentes do regime de bens escolhido para reger a relação. Considerou-se que a união homoafetiva se enquadra no conceito constitucional de família, que pressupõe relações de afeto, assistência e suporte recíprocos entre os membros, bem como a existência de um projeto coletivo, permanente e duradouro de vida em comum. Ressaltou-se que o espírito da Constituição deve prevalecer sobre sua letra, de forma que não se exige a dualidade de sexos para o casamento e os princípios da igualdade, dignidade da pessoa humana, vida privada, livre arbítrio e busca da felicidade asseguram à pessoa humana, independentemente de sua opção sexual, o mesmo status jurídico, isto é, o mesmo tratamento perante a lei. (Loureiro. Pag.s 1188 E 1189).



Pelo exposto julgue as alternativas como (V) para verdadeiras ou (F) para falsas:

( ) O cartório de notas deve encaminhar os interessados para a autoridade judicial.

( ) O tabelião pode dispensar os requisitos legais da união estável entre homem e mulher para o registro dos casais homoafetivos.

( ) Visando demonstrar a existência desta união homoafetiva e obter os efeitos jurídicos dela decorrentes, os interessados devem procurar o cartórios de notas a fim de lavrar a competente escritura pública.

( ) Presentes os requisitos supracitados (publicidade, continuidade e durabilidade) e havendo impedimento para o casamento, pode ser constituída a união de fato entre pessoas do mesmo sexo.

Assinale a alternativa que apresente a sequência correta:

Soluções para a tarefa

Respondido por adriciaalves1
36

Resposta:

A resposta correta é  F - F - V - F.

Explicação:


cherylsnake: obrigada
dinnacontabil1: CORRETA, OBRIGADA
Respondido por leonardomacedo887
3

Considerando o reconhecimento do casamento civil homoafetivo e as regras do procedimento perante os cartórios, é correto assinalar a alternativa "A", sendo a sequência F-F-V-F para as afirmativas.

Verificação das afirmativas incorretas:

  • Afirmativa 1: não há uma necessidade do cartório de notas fazer um encaminhamento para autoridades judiciais em sede de casamento civil.
  • Afirmativa 2: requisitos legais de união estável devem ser seguidos e o tabelião não pode dispensá-los, uma vez que atualmente servem para toda e qualquer união entre pessoas, de sexos diferentes ou não.
  • Afirmativa 4: o correto é não haver qualquer impedimento para o casamento.

Para ver o complemento da questão:

"Alternativas: a) F - F - V - F. b) F - V - F - V. c) V - F- F - F. d) F - V - V - V. e) F - V - F - F."

Para ver mais sobre casamento homoafetivo:

https://brainly.com.br/tarefa/18159363

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes