“Consideremos a desigualdade categórica, isto é, aquelas formas de benefício desigual em que conjuntos inteiros de pessoas, de um lado e de outro da fronteira, não recebem o mesmo tratamento. Desigualdades categóricas são, por exemplo, as que dividem homens e mulheres, pessoas que falam hebraico das que falam árabe, membros de diferentes religiões ou cidadãos de nações distintas. [...] As categorias são cruciais, pois moldam desigualdades e identidades, e sempre estabelecem fronteiras entre os que estão dentro e os que estão fora. Todos os dias nos deparamos com fronteiras sociais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TILLY, Charles. O acesso desigual ao conhecimento científico. Disponível em: . Acesso em 01 nov. 2017.
De acordo com o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Trabalho e educação: uma perspectiva histórica, analise as afirmativas a seguir, que tratam da influência da divisão dos homens em classes para a educação, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Com a transição da posse da propriedade comum, ocorre a apropriação privada em que o produtor deixa de ser proprietário dos meios do seu trabalho.
II. ( ) As relações sociais se modificam e interferem na forma como os homens se organizam para produzir o que necessitam para viver por meio do trabalho. Essa nova forma de organização, embora influencie as relações de trabalho, não oferece impacto na forma de se pensar a educação.
III. ( ) Aristóteles (384-322 a.C.) considerava que o trabalho manual deveria ser executado pelos escravos, pois estes tinham almas diferentes dos homens livres e por isso estavam aptos a desenvolverem esse tipo de atividade.
Agora, marque a sequência correta.
A F – F – V
B V – F – F
C F – V – V
D V – F – V
E F – F – F
Soluções para a tarefa
Olá!
Vamos analisar as assertivas:
I – Esta assertiva está correta: É exatamente essa a ideia das mudanças nos meios de produção. Não só em questão de propriedade física, isso acontece com a propriedade intelectual dos meios de produção, como no caso do artesão que produzia todo o produto, e mais tarde fará apenas uma parte do processo. Isto dará base ao conceito de alienação.
II – Esta assertiva está incorreta: Qualquer mudança social influência na maneira de pensar e na educação. Nossa educação técnica dos dias atuais é um resquício deste tempo.
III – Esta assertiva está incorreta: É fato que o trabalho braçal, em toda a antiguidade, era visto com desprezo. Mas não temos fontes suficientes para afirmar que Aristóteles disse isso.
Logo, a alternativa correta é a alternativa de letra B.
Resposta:
A resposta correta é a letra D "V - F - V"
Explicação:
As afirmativas I e III são verdadeiras, pois deixam clara a ideia de que a mudança nas relações de trabalho e a consequente divisão dos homens em diferentes classes, com diferentes papéis e obrigações sociais, acarretou alterações na forma de organização da educação. Já a afirmativa II é contrária a esse fato na medida em que declara que tais relações não influenciaram mudanças educacionais