considerem se a recao A+B+C = D e as informações contidas no quadro abaixo baseando se na tabela anterior(foto anexada) determine a lei da velocidade o valor da cobstante da velocidade e a ordem de reação
Soluções para a tarefa
Explicação:
- a lei da velocidade da reação relaciona a rapidez de uma transformação química com as concentrações dos reagentes em quantidade de matéria (mol/L)
Resposta:
Lei da velocidade: V = K . [A] . [B]²
Valor da constante K: K = 200
Ordem de reação: 3
Explicação:
A Lei da Velocidade para essa reação é dada da seguinte maneira:
V = K . [A]^x . [B]^y . [C]^z
Nos experimentos 3 e 5, observamos que, se dobrarmos a [A], a velocidade da reação também dobra . Logo, a ordem de reação em relação a [A] é 1 e, disso, concluímos que x = 1.
Nos experimentos 2 e 5, notamos o aumento da [B] em quatro vezes, o que quadruplica a velocidade. A ordem da reação, pois, em relação a [B] é 2, donde tiramos que y = 2.
Nos experimentos 4 e 5, vemos que, duplicando a [C], a velocidade não muda. Isso implica na ordem de reação em relação a [C] ser 0, o que nos dá z = 0.
Montemos, agora, a Lei da Velocidade.
V = K . [A]¹ . [B]² . [C]⁰ →
V = K . [A] . [B]²
Para calcularmos a constante da velocidade, usemos qualquer experimento. Peguemos o experimento 1 para facilitar as contas.
0,2 = 0,1 . (0,1)² . K
0,2 = 0,1³ . K → K = 0,2 / 0,1³
K = 0,2 . 0,1^-3 = 0,2 . 10³ → K = 200
A ordem de reação global dessa reação é dada pela soma das ordens de reação em relação às concentrações dos reagentes, isto é, pela soma de x + y + z. Disso, tiramos que a ordem de reação global é igual a 3.
Espero ter ajudado !