Matemática, perguntado por mayranascimento392, 4 meses atrás

Considere uma pilha em que um eletrodo é o eletrodo-padrão de hidrogênio e o outro é formado por um metal de zinco mergulhado em uma solução de sulfato de zinco. O potencial de redução mostrado no voltímetro é de - 0,76 V. O sinal negativo indica que o zinco possui um potencial de redução menor que o do hidrogênio e o sentido dos elétrons é desse metal (ânodo) para o eletrodo de hidrogênio (cátodo). Semirreação do ânodo:  Zn( s)   ⇒  Zn2+(aq) + 2e- Semirreação do cátodo:  2 H3O+(aq) + 2 e-  ⇒   H2(g) + 2 H2O(l) Calcule o potencial da pilha?​

Soluções para a tarefa

Respondido por oliveiramariane2008
0

Resposta:

Uma pilha pode ser definida como um equipamento que consegue converter energia química em energia elétrica. Para tal, ela precisa conter dois eletrodos, o cátodo e o ânodo, que são formados por diferentes metais, por onde os elétrons irão fluir gerando a corrente elétrica.

Conforme explicado no texto Diferença de potencial de uma pilha, esse fluxo de elétrons sempre irá correr no sentido do ânodo para o cátodo, isto é, do eletrodo que tem menor potencial de redução para o eletrodo que possui maior potencial de redução. Além disso, foi mostrado o exemplo da pilha de Daniell, que tem a força eletromotriz ou diferença de potencial entre os eletrodos igual a 1,10 V.Encontramos esse valor diminuindo o potencial-padrão (de redução ou de oxidação) de um eletrodo por outro. No caso dessa pilha, o cátodo é o cobre e o ânodo é o zinco. Os potenciais-padrão de redução de cada um são + 0,34V e – 0,76 V, respectivamente. Fazendo a conta, temos:

ΔE0 = E0red (maior) - E0 red (menor)

ΔE0 = Ered Cu2+ - Ered Zn2+

ΔE0 = + 0,34 – (- 0,76)

ΔE0 = + 1,10 V

Mas daí surge uma questão: De onde surgiram os valores dos potenciais-padrão de redução desses dois metais?

Perguntas interessantes