Considere uma geladeira com volume interno de 1.000 L, temperatura interna -5°C e área da porta 2m2. Num dia cuja temperatura ambiente é 25°C, abrimos a porta da geladeira e a fechamos. Supondo que todo o ar frio no interior da geladeira seja substituído por ar à temperatura ambiente. Qual será a força média necessária para abrir a porta depois de restabelecido o equilíbrio termodinâmico no interior da geladeira?(Dado: 1 atm ≈ 105 N/m2).
Soluções para a tarefa
Resposta:
F = 2 · 10⁴ N
Explicação:
Quando o ar quente entrar na geladeira, ele vai ocupar o volume todo dela (V₀ = 1000 L), a uma pressão igual à atmosférica (p₀ = 1 atm = 10⁵ N/m²) e tem a mesma temperatura que o ar ambiente (T₀ = 25 ºC = 25+273 K = 298 K).
Quando for resfriado na geladeia, o volume se mantém (V₁ = 1000 L), uma vez que o gás ocupa todo o espaço do recipiente, e a temperatura cai (T₁ = -5 ºC = (-5)+273 K = 268 K). Assim:
Logo, a pressão final dentro da geladeira é p₁ = 0,9·10⁵ N/m². Com isso, podemos calcular a diferença entre a força exercida na porta pelo ar do lado de fora (F_fora) e a exercida pelo ar resfriado dentro da geladeira (F_dentro). Pela definição de pressão:
A força média necessária para abrir a geladeira, após estabelecido o equilíbrio termodinâmico, deve ser igual a diferença entre as forças médias exercidas pelos gases de fora e de dentro. Assim, F = 2 · 10⁴ N.