Considere um banco de dados com diferentes variáveis, variáveis qualitativas e quantitativas. Entre as variáveis quantitativas é observado que algumas apresentam poucos valores distintos e outras apresentam muitos valores distintos. Descreva, detalhadamente, como as variáveis quantitativas com muitos valores distintos e com poucos valores distintos podem ser organizadas para apresentação dos respectivos dados coletados.
Soluções para a tarefa
Códigos alocados ou dados dicotômicos são ferramentas que podem ser utilizadas para organizar melhor os dados.
Esta é uma questão sobre estatística, que é a parte da matemática que estuda os dados de uma amostra para encontrar o comportamento de uma população, ou seja, é o estudo de uma amostra que representa um todo muito grande para ser analisado de forma completa.
Os dados coletados na estatística podem ser dados numéricos chamados de quantitativos ou características, chamados de dados qualitativos. Quando temos muita informação para cada um dos itens analisados, fazemos uso de alguns métodos como: códigos alocados ou dados dicotômicos.
Vamos utilizar como exemplo a avaliação de imóveis, se eu for comparar todos os imóveis de uma região quanto a suas idades, vamos ter edifícios com 2, 3, 5, 6, 7, 10, 12, 15, 20, 30, 40, 50 anos, e assim por diante. Fica difícil interpretar esses dados porque eles não se agrupam, não existe repetição. Então uma solução é fazer o uso dos dados alocados, criamos legendas para diminuir a variação de respostas. Na continuação do exemplo, vamos criar um código alocado para diminuir as possibilidades de resposta para a idade dos imóveis:
A - imóveis com menos de 10 anos
B - imóveis com 11 a 29 anos
C imóveis com mais de 30 anos
A outra ferramenta que pode ser utilizada é o dado dicotômico, que eu defino se a característica é 0 (não existente) ou 1 (existente). Um edifício pode ter 1, 2, 3, 4, 5, suíte, mas se eu for usar o código dicotômico posso apenas avaliar se existe ou não suíte no imóvel, passando a ter apenas duas opções de respostas.