Considere um asteroide orbitando o Sol a uma distância média de 4 UA. Quanto tempo necessário para esse asteroide faça uma volta completa em sua órbita? Dados: R(Terra)= 1 UA e T(Terra)= 1 ano.
0,2 ano
4 anos
8 anos
16 anos
Soluções para a tarefa
Pela Terceira Lei de Kepler, podemos afirmar que um asteroide que orbita o Sol a uma distância de 4 UA demora 8 anos para dar uma volta completa em sua órbita. Alternativa C.
Johannes Kepler, astrônomo que viveu no século XVII foi um astrônomo que estudava o movimentos dos planetas ao redor do Sol. Ele foi quem aprimorou os estudos de Ptolomeu e Copérnico fundamentando 3 leis conhecidas como Leis de Kepler.
A 1ª Lei de Kepler, lei das órbitas, afirma que a órbita do Sol não é um círculo, como afirmava Copérnico, mas sim uma elipse, sendo que a elipse possui dois focos e o Sol se encontra em um desses focos.
A Sua 2ª Lei, lei das áreas, afirma que o planeta desenvolve a mesma área num mesmo tempo, isso quer dizer que ele possui uma velocidade "angular" constante.
A 3ª Lei de Kepler, lei da harmonia ou dos períodos afirma que a razão do quadrado do período orbital pelo cubo do raio médio das órbitas de dois planetas é uma constante.