Considere um aquário cheio de água e com rolhas dispostas como na ilustração ao lado. Ao lançar uma bolinha entre as rolhas,observa-se uma perturbação na superfície da água, que se propaga na forma de onda circular cujo ponto de origem é o lugar em que a bolinha caiu.Explique por que vemos esse movimento oscilatório e por que as rolhas não avançam em direção às bordas do aquário como fazem as ondas geradas pela queda da bolinha.
Soluções para a tarefa
Ao lançar uma bolinha entre as rolhas,observa-se uma perturbação na superfície da água, que se propaga na forma de onda circular, isso porque as moléculas de água com as quais a bolinha colide (foco) eles começam a vibrar verticalmente e a vibração é transmitida horizontalmente às moléculas próximas a elas. A perturbação se espalha graças à elasticidade do médio e gera um movimento de onda.
Podemos observar que as ondulações na superfície da água são transversal. O pedaço de madeira vibra subindo e descendo verticalmente, enquanto que as ondas se movem horizontalmente.
Se colocarmos rolhas na água que flutua e permanecermos em sua superfície a uma distância diferente do centro, veremos que esses pedaços sobem e descem, mantendo sempre a mesma distância do ponto de impacto.
A amplitude da onda é a distância entre a posição superior (ou inferior) da rolhas e sua posição de equilíbrio (com a superfície da lagoa perfeitamente plana), e a distância entre dois máximos (ou mínimos) consecutivos do perfil da superfície é o comprimento de onda.
Assim podemos observar o movimento oscilatório e as rolhas que não avançam em direção às bordas do aquário como fazem as ondas geradas pela queda da bolinha como na lagoa, devido a que uma onda transversal é transmitida, algo que se move em um meio que não se desloca