Saúde, perguntado por 060708, 5 meses atrás

Considere que você esteja na condição de dentista de uma Unidade Básica de Saúde integrada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e está pensando em uma plano de saúde bucal para a área de abrangência de sua unidade. A partir disso, foi buscar na literatura os indicadores de saúde bucal e as metas da OMS para o ano vigente.

Desta forma, você poderá fazer um comparativo da situação real com um planejamento (metas) já existente. Lembrando que estes dados e indicadores você poderá levar para o consultório privado, também.

Você encontra a seguinte situação
Com base nestas informações, como atuar diante deste cenário?

O que deve vir primeiro, a prevenção ou a promoção da saúde?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por robertosouza1986
3

Resposta:

A promoção deve vir primeiro integrada com a prevenção, de modo a tratar e haver diminuição dos dados.

deve haver realização de acisos com trabalhando com prevenção principalmente nas crianças e promoção na população mais velha

Explicação:

A promoção de saúde será necessária, pois está ligada ao empoderamento da população, ou seja, a população deverá aprender que também é responsável pela sua saúde através de um processo contínuo de educação que envolve conteúdos de conhecimento geral, ambiental, de saúde geral e bucal. Fechando o conceito de promoção de saúde, o empoderamento da população terá continuidade com as intervenções nos determinantes sociais da população como, por exemplo, acesso aos serviço de saúde, condições de vida, alimentação, renda, estilo de vida, etc.

Respondido por kakalbarboza
9

Resposta: O que foi encontrado na comunidade , através dos indicadores apresentados, é um cenário de doenças bucais elevados. Sendo que muitas crianças estão com doenças cárie, bem como os adultos jovens ( 18 anos) , 40% já perdeu algum dente e , ainda , os idosos estão desdentados (80%), o que conjuga cárie e doença periodontal. Portanto, está comunidade precisa , de forma urgente, de ações de prevenções e promoção de saúde

integradas.

A odontologia hoje precisa trabalhar de forma multidisciplinar, ou seja há necessidades de que profissionais de outras áreas, por exemplo, médicos e enfermeiros , sejam atores para melhoria da saúde bucal. Ainda a prevenção estará diretamente ligada ao aumento do conhecimento sobre os fatores etiológicos ( determinantes biológicos ), evitando a instalação ou progressão da doença.

A promoção de saúde será necessária, pois está ligada ao empoderamento da população, ou seja , a população deverá aprender que também é responsável pela saúde através de um processo contínua de educação que envolve conteúdos de conhecimento geral, ambiental , de saúde geral e bucal. Fechando o conceito de promoção de saúde, o empoderamento da população terá continuidade com as intervenções nos determinantes sociais da população como , por exemplo, acesso aos serviços de saúde, condições de vida , Aline ração, renda , estilo de vida , etc.

Explicação:

Perguntas interessantes