Considere que uma molécula de DNA com todas as citosinas marcadas radioativamente foi transferida para uma célula sem qualquer substância radioativa. Após esse procedimento, a célula sofreu duas divisões mitóticas, originando quatro células-filhas.
Ao final das divisões mitóticas, a quantidade de células-filhas com radioatividade é:
gab: 2
Eu gostaria da questão explicadinha por favor ^^
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ao sofrer mitose, cada célula-filha tem metade do material genético da célula-mãe. E a radioatividade não é repassada ao duplicar o cromossomo.
Considere I como sendo material marcado radioativamente e, I como material sem radioatividade.
- Primeira mitose:
I I (Célula-mãe) > I I (Célula-filha) e I I (Célula-filha)
- Segunda mitose: as células-filhas acima sofrem mitose cada uma, gerando quatro células. Duas com material radioativo e duas sem.
I I > I I e I I
I I > I I e I I
Quando uma célula é marcada radioativamente, a sua dupla-fita é que é marcada, essa radioatividade não é replicada na mitose.
É preciso lembrar que a mitose e semiconservativa, isso quer dizer que uma das fitas velhas irá para uma célula filha, e outra fita velha irá para a outra, dessa forma, apenas duas células irão conservar essa fita velha, já que ela não irá ter a radiação replicada.
A marcação celular só tem uso em estudos científicos, ela não é usada em nenhum tratamento e nem como ser, já que consegue marcar apenas algumas poucas células.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/20622138