Considere que um cientista esteja em um laboratório tentando reproduzir in vitro a síntese de moléculas de DNA. Com base nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que indica, corretamente, as moléculas imprescindíveis que ele deve utilizar para que possa atingir o seu objetivo.
A) Quatro diferentes tipos de nucleotídios, contendo as bases nitrogenadas adenina, timina, citosina e guanina, a enzima DNA polimerase e DNA.
B) Os nucleotídios contendo as bases nitrogenadas timina, guanina, adenina e citosina, a enzima RNA polimerase, RNA mensageiro e DNA.
C) As enzimas RNA e DNA polimerase, RNA mensageiro e DNA.
D) A enzima DNA polimerase, os vinte tipos diferentes de aminoácidos, DNA e RNA.
E) As enzimas RNA e DNA polimerase, vinte tipos diferentes de aminoácidos, DNA e RNA.
Soluções para a tarefa
Alternativa A é a correta
A síntese de uma molécula de DNA, ou simplesmente replicação ou duplicação, é um processo que ocorre orquestrado pela ação de inúmeras enzimas, no qual uma molécula de DNA serve como molde para a produção de uma nova molécula. Uma das enzimas envolvida nesse processo, a DNA helicase, é responsável pela quebra das ligações de hidrogênio que unem os nucleotídios das duas fitas complementares, determinando a separação dos filamentos de DNA. A partir da separação das duas fitas de DNA, uma outra enzima, a DNA polimerase, coordena a construção de novas fitas de DNA complementar para cada uma das fitas originais, a partir da ligação dos nucleotídios com as bases nitrogenadas complementares (adenina, timina, guanina e citosina). Dessa forma, a nova molécula de DNA conserva 50% do material genético da molécula original, o que justifica sua propriedade semiconservativa.
Alternativa correta é a letra A