Considere que três carros, A, B e C, estejam disputando o primeiro lugar do podium de uma corrida. A partir da estrutura e do desempenho de cada veículo pode-se estimar as probabilidades de cada um ser vitorioso na corrida. Assim, nesse caso, sabe-se que o carro B, tem duas vezes mais probabilidade de ser vitorioso em comparação com A, enquanto A tem duas vezes mais probabilidade de ganhar do que o carro C. Isto considerando que as vitórias de cada veículo possam ser consideradas como eventos complementares no espaço amostral em questão.
A partir da leitura da situação colocada acima fica evidente o papel da probabilidade envolvendo eventos complementares. Assim, e considerando os conteúdos estudados no livro da disciplina, analise as afirmativas a seguir a respeito das probabilidades de vitória de cada veículo.
I. Cada carro apresenta uma probabilidade de vitória igual a 1/3.
II. O carro A apresenta uma probabilidade de vitória de 2/7.
III. O carro B apresenta uma probabilidade de vitória de 4/7.
IV. O carro C apresenta uma probabilidade de vitória de 1/4.
Está correto apenas o que se afirma em:
a.
I e IV.
b.
I e III.
c.
II e III.
d.
II, III e IV.
e.
III e IV.
Soluções para a tarefa
Alternativa C: está correto apenas o que se afirma em II e III.
Inicialmente, vamos considerar a probabilidade de cada carro como a, b e c. Sabendo que a soma desses três valores é 1 (100%), temos a seguinte expressão:
Agora, vamos utilizar as informações do enunciado para relacionar as probabilidade dos carros. Vamos isolar a probabilidade do segundo e do terceiro carro para substituir na equação principal.
Então, podemos substituir essas razões e determinar a probabilidade do carro A sair vencedor. Depois, voltamos a essas equações para determinar a probabilidade dos outros dois carros. Portanto:
Com isso, podemos analisar as afirmações:
I. A probabilidade de cada carro vencer é diferente.
II. Verdadeiro.
III. Verdadeiro.
IV. A probabilidade do carro C vencer é 1/7.