Considere que quando um aluno “chuta” uma questão, ele pode ter diferentes chances de acerto dependendo somente de quantas alternativas foram eliminadas antes do “chute”. Assim, um aluno que não elimina nenhuma das 5 alternativas em uma questão tem 20% de chance de acerto (1 em 5) e essa chance aumenta conforme alternativas forem sendo descartadas.
42. Bárbara chutaria uma questão de história no ENEM e já havia eliminado uma alternativa e tinha, portanto, uma chance x de acerto. Após reler o texto e o enunciado, entretanto, ela conseguiu eliminar uma outra alternativa, aumentando sua chance para y. A diferença entre x para y, sabendo que as questões do ENEM possuem 5 alternativas, é de:
a) aproximadamente 8,3%.
b) aproximadamente 13,3%.
c) 20%.
d) 25%.
e) aproximadamente 33,3%.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
a) aproximadamente 8,3%.
Considerando que a probabilidade de acerto de um candidato que está fazendo a prova e da o seu "chute" sem eliminar nenhuma questão ele tem a probabilidade de 1/5, partindo do entendimento de que ela eliminou uma alternativa na X, tem-se que:
1/4 = 25% de probabilidade do X.
Observando que após ler o enunciado a candidata eliminou mais uma questão entende-se que a probabilidade foi para 1/3, dessa maneira:
1/3 = 33,33% de probabilidade de Y.
A diferença Y e X portanto é da seguinte:
Y - X
33,33% - 25% = 8,33%.
Espero ter ajudado, bons estudos e forte abraço!
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Inglês,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Lógica,
1 ano atrás