Considere que a correlação linear entre onúmero de erros de código de programação (Y) e orespectivo tamanho de um programa (X), emnúmero de linhas de código, seja igual a 0,7.A variável aleatória Y segue uma distribuiçãoNormal com média e desvio padrão iguais a 0,1 errode código, enquanto que a variável X segue umadistribuição Normal com média 15 e desvio padrão5 linhas de código. A reta de regressão linear é umaesperança condicional na forma E(Y|X = x) =ax – 0,11, em que x > 10 é um dado valor para otamanho do programa e a é o coeficiente angular dareta de regressão. Nessa situação, para umprograma cujo tamanho é x = 20, pela reta deregressão linear, qual é o número esperado deerros de código de programação?A 0,10 B 0,12 C 0,17D 0,20 E 0,22
#ENADE
Soluções para a tarefa
Alternativa correta C) 0,17
Em probabilidade e estatística, correlação, dependência ou associação é qualquer relação estatística (causal ou não causal) entre duas variáveis e correlação é qualquer relação dentro de uma ampla classe de relações estatísticas que envolva dependência entre duas variáveis.
Por exemplo, a correlação entre a estatura dos pais e a estatura dos pais e dos filhos. Embora seja comumente denotada como a medida de relação entre duas variáveis aleatórias, correlação não implica causalidade. Em alguns casos, correlação não identifica dependência entre as variáveis. Em geral, há pares de variáveis que apresentam forte dependência estatística, mas que possuem correlação nula. Para este casos, são utilizadas outras medidas de dependência.
Correlacao linear:
Os diferentes setores da sociedade utilizam amostras Θ de populacoes α, em vez de populacoes de dados α, para auxiliar nas analises dos objetivos das suas areas de conhecimento. Isto ocorre porque um conjunto reduzido de dados ( Θ < α ) torna o processo mais econômico e mais rápido do ponto de vista matemático. Isto deve–se aos erros de arredondamentos dos cálculos que são feitos em estatística, considerando que uma grande quantidade de dados envolve mais cálculos que uma pequena quantidade de dados.