Considere os textos a seguir.
Texto I
Personagens:
Credor
Porteiro
Um Major
Um Contínuo
Empregados da repartição
Outros credores
Leopoldino, contador
Chefe de seção
Sr. Barbosa
ATO PRIMEIRO
Credor – (entrando em uma repartição pública; para o Porteiro) – Está o Sr. Inspetor?
Porteiro – Está; mas não se lhe pode agora falar.
Credor – Por quê?
Porteiro – Está muito ocupado!
Credor – Em quê?
Porteiro – Tem gente aí com ele.
Credor – Quem é?
Porteiro – Um Major!
Credor – Demorar-se-á muito?
Porteiro – Ignoro.
Credor – Pois diga-lhe que lhe quero falar!
Porteiro – Não posso ir lá agora.
[...]
SANTO, Qorpo. Um credor da Fazenda Nacional. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2016.
Texto II
A MINHA MUSA
Gratia, Musa, tibi; nam tu solattia praebes.
Ovídio
Minha musa não é como ninfa
Que se eleva das águas – gentil
Co′um sorriso nos lábios mimosos,
Com requebros, com ar senhoril.
Nem lhe pousa nas faces redondas
Dos fagueiros anelos a cor;
Nesta terra não tem uma esp′rança,
Nesta terra não tem um amor.
Como fada de meigos encantos,
Não habita um palácio encantado,
Quer em meio de matas sombrias,
Quer à beira do mar levantado.
[...]
DIAS, Gonçalves. Melhores poemas. São Paulo: Global, 2012.
Texto III
Vibrações
Comme des longs échos qui de loin se confondent
Dans une ténébreuse et profonde unité,
Vaste comme la nuit et comme la clarté,
Les parfums, les couleurs et les sons se repondent.
C. Baudelaire
Vibrar, viver. Vibra o abismo etéreo à música das esferas; vibra a convulsão do verme, no segredo subterrâneo dos túmulos. Vive a luz, vive o perfume, vive o som, vive a putrefação. Vivem à semelhança os ânimos.
A harpa do sentimento canta no peito, ora o entusiasmo, um hino, ora o adágio oscilante da cisma. A cada nota, uma cor, tal qual nas vibrações da luz. O conjunto é a sinfonia das paixões. Eleva-se a gradação cromática até à suprema intensidade rutilante; baixa à profunda e escura vibração das elegias.
Sonoridade, colorido: eis o sentimento.
Daí o simbolismo popular das cores.
POMPEIA, Raul. Canções sem metro. In: COUTINHO, Afrânio (Org.). Obras: volume IV. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; Oficina Literária, 1982.
Texto IV
CAPÍTULO PRIMEIRO
DO TÍTULO
Uma noite destas, vindo da cidade para o Engenho Novo, encontrei no trem da Central um rapaz aqui do bairro, que eu conheço de vista e de chapéu. Cumprimentou-me, sentou-se ao pé de mim, falou da Lua e dos ministros, e acabou recitando-me versos. A viagem era curta, e os versos pode ser que não fossem inteiramente maus. Sucedeu, porém, que, como eu estava cansado, fechei os olhos três ou quatro vezes; tanto bastou para que ele interrompesse a leitura e metesse os versos no bolso.
— Continue, disse eu acordando.
— Já acabei, murmurou ele.
— São muito bonitos.
Vi-lhe fazer um gesto para tirá-los outra vez do bolso, mas não passou do gesto; estava amuado. No dia seguinte entrou a dizer de mim nomes feios, e acabou alcunhando-me Dom Casmurro. Os vizinhos, que não gostam dos meus hábitos reclusos e calados, deram curso à alcunha, que afinal pegou. Nem por isso me zanguei. Contei a anedota aos amigos da cidade, e eles, por graça, chamam-me assim, alguns em bilhetes: “Dom Casmurro, domingo vou jantar com você”. – “Vou para Petrópolis, Dom Casmurro; a casa é a mesma da Renânia; vê se deixas essa caverna do Engenho Novo, e vai lá passar uns quinze dias comigo”. – “Meu caro Dom Casmurro, não cuide que o dispenso do teatro amanhã; venha e dormirá aqui na cidade; dou-lhe camarote, dou-lhe chá, dou-lhe cama; só não lhe dou moça”.
[...]
ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. Disponível em: . Acesso em: 7 jul. 2016.
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B-Texto II
C-Texto III
D-Texto IV
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