Considere os textos a seguir:
Texto 1.
A afirmação “o Espírito de Deus pairava sobre as águas” (Gn 1:2) indica que essa pessoa da Divindade participou ativamente na criação. Ele estava pronto para agir.
Já a expressão “no princípio” (Gn 1:1) tem sido motivo de discussão entre os criacionistas. Há basicamente duas correntes de opinião. Uma afirma que esse “princípio” foi há cerca de 6 mil anos, quando os astros e a vida na Terra foram criados na semana literal da criação. A outra defende a ideia de que esse “princípio” tem que ver com um passado remoto, antes da criação da vida na Terra. Depois disso, em outra etapa, Deus organizou os elementos em nosso planeta e fez surgir nele a vida. Em um ponto as duas correntes estão de acordo: o aparecimento da vida na Terra é recente e aconteceu por obra de Deus há cerca de 6 mil anos. [...]
verdade que Deus poderia criar tudo de uma vez. Mas a Bíblia não é explícita sobre a data exata da criação dos astros. Diz apenas que “no princípio criou Deus os céus e a Terra” (Gn 1:1). Quando teria sido esse “princípio”? Há milhões de anos ou há 6 mil anos? [...].
MOURA, O. C. A idade da Terra. 2015. Disponível em: . Acesso em: 07 fev. 2020.
Texto 2.
Todos concordam que quando os seres humanos surgiram o mundo já existia, portanto desde os primórdios da história nos deparamos com uma imensa e misteriosa Terra à nossa volta. Para explicá-la os primitivos inventaram inúmeros mitos que contavam a criação do mundo, ou simplesmente declaravam que a Terra sempre existiu, que são as duas únicas possibilidades lógicas.
Talvez pelo fato óbvio que a mudança está em toda parte, e que nem mesmo as montanhas são eternas, chegamos a um consenso atualmente que o mundo e o Universo nem sempre existiram, como mitos muito antigos como a Gênese Bíblica já afirmavam. Segundo esta Cosmogonia, se vista literalmente, o Cosmo foi criado em 6 dias por um Deus Criador, e teria uma idade estimada entre 6 e 12 mil anos, não se tem certeza devido a imprecisão bíblica sobre certos períodos de tempo.
Há diversos outros mitos sobre a criação do Universo, mas um outro tão importante quanto o mito hebráico que baseia as religiões abraâmicas é o mito Hindu, que declara que o Universo foi criado por um deus chamado Bhraman. Mas há uma enorme diferença, é que na cosmogonia hindu, o Universo é criado e destruído num ciclo infinito, cada qual de 12 milhões de anos, que constituem um dia na vida do deus Bhraman. A idade total do Universo no Hinduísmo pode chegar a mais de 300 Bilhões de anos.
Os hindus possuíam a vantagem de ter desenvolvido uma Astronomia, herdada depois pelos Babilônicos, que entre outras coisas era capaz de detectar o ciclo do movimento de precessão terrestre, que dura 26 mil anos, coisas que os hebreus jamais sonharam nem mesmo depois do cativeiro babilônico. Mas ainda assim, mitos são mitos, eles repousam em última instância na imaginação humana e na autoridade de sacerdotes.
VALERIO, M. Qual a idade da Terra? 2004. Disponível em: . Acesso em: 07 fev. 2020.
Somos questionadores por natureza. Isso nos faz e nos fez prosperar na ciência, na compreensão sobre nós mesmos e na compreensão sobre o mundo. Portanto, não seria estranho imaginarmos nossos antepassados se perguntando sobre a origem do mundo. Em um contexto pré-científico, a simples observação da natureza não seria suficiente para solucionar este questionamento. Daí advém as explicações metafísicas e míticas sobre a nossa origem e a origem do mundo. Sobre a idade da Terra e os meios para se chegar a este dado, avalie as asserções abaixo, considerando a relação proposta entre elas.
A datação da Terra mais aceita atualmente só foi possível com o desenvolvimento da técnica de datação absoluta por isótopos de chumbo, que, por sua vez, foi aplicada em um meteorito.
PORQUE
Através da aplicação deste método, partiu-se do princípio de que este asteroide, por ser oriundo do Cinturão de asteroides, teria se formado na mesma época da Terra, portanto, ambos tiveram a mesma evolução isotópica.
Acerca das asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 2:
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 3:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
Tanto a primeira quanto a segunda asserção são proposições falsas.
alessandroandroto1ar:
a resposta correta é a dois . está na pagina 42 do livro .
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
Reposta correta é a Dois (2)
Respondido por
2
Texto 2 ea resposta certa!!!
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira
Perguntas interessantes
Artes,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
História,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás