)
Considere os textos a seguir:
Texto 01: "O desenvolvimento econômico pode ser definido como "uma mudança espontânea e descontinuada dos canais de fluxo, que altera e desloca para sempre o estado de equilíbrio previamente existente".
Texto 02: "O desenvolvimento econômico é alcançado por meio da inovação tecnológica, e segue como uma mudança permanente e espontânea do ambiente competitivo dos negócios, com ênfase na redução dos custos e na abertura de novos mercados e produtos.".
O autor que elaborou essa linha de pensamento sobre o desenvolvimento econômico é:
Alternativas:
a)
Joseph Schumpeter.
b)
John Maynard Keynes.
c)
Michal Kalecki.
d)
Karl Marx.
e)
Adam Smith.
2)
Teóricos da economia apontaram caminhos possíveis para superar crises e impulsionar o sistema econômico dentro um processo de crescimento autossustentado, tanto para superação de períodos de crise ou para promover um maior desenvolvimento econômico.
Sobre os economistas clássicos, assinale (V) para Verdadeiro e (F) para Falso:
( ) Para os Mercantilistas, a agricultura era o verdadeiro e único modo de gerar riquezas.
( ) Para Adam Smith, a riqueza de um país estava intimamente relacionada ao acúmulo de metais preciosos.
( ) Para os Fisiocratas, a riqueza advém das atividades produtivas (divisão do trabalho) e da liberdade dos mercados, pois eles se autorregulam.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação.
Alternativas:
a)
V – V – V
b)
F – F – F
c)
V – F – V
d)
F – V – F
e)
F – F – V
3)
Para determinado teórico econômico, o desenvolvimento e o crescimento geram desequilíbrios, porque progresso técnico pode gerar desequilíbrios nas relações de produção, que, em compensação, ocasionam alterações entre os agentes econômicos que inevitavelmente influenciarão o futuro da economia. Por conseguinte, pode-se originar conflitos que gerarão transformações nas estruturas sociais e econômicas, levando ao surgimento de instituições promotoras do crescimento econômico..
O autor que elaborou essa linha de pensamento sobre o desenvolvimento econômico é:
Alternativas:
a)
Adam Smith.
b)
Joseph Schumpeter.
c)
Kalecki.
d)
Karl Marx.
e)
Tomas Malthus.
4)
A escola keynesiana (ou o keynesianismo) é a teoria econômica desenvolvida pelo economista inglês John Maynard Keynes (1883-1946), que elaborou a obra teoria geral do emprego, do juro e da moeda.
Sobre a escola Keynesiana, considere as afirmativas a seguir:
I) Defende a pouca intervenção do governo no mercado de trabalho, a política de privatização de empresas estatais, a livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização.
II) O nível de confiança dos empresários é um fator psicológico importante que influencia as flutuações econômicas e, mais especificamente, o nível de emprego.
III) Em momentos de recessão, o governo pode influenciar diretamente o nível do emprego, por meio da política fiscal e da política monetária.
É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I
b)
II
c)
III
d)
I e II
e)
II e III
5)
Os _____________________________podem ser definidos como as associações entre nações que buscam acordos comerciais para se integrarem econômica e socialmente. Os acordos acontecem por interesses mútuos, logo que as facilidades comerciais podem beneficiar a todos e proporcionar um crescimento e desenvolvimento econômico em grupo.
Assinale a alternativa que completa corretamente o texto acima:
Alternativas:
a)
blocos econômicos
b)
pontos de articulação
c)
complexos de redes
d)
blocos paralelos
e)
encadeamentos produtivos
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta:
1A - 2B - 3D - 4E - 5A
Explicação:
Corrigido AVA 100%
1 - Com relação às teorias de desenvolvimento econômico, pode-se destacar que Joseph Schumpeter, letra A), foi um grande revolucionário.
A Teoria de Desenvolvimento econômico é a primeira obra de Schumpeter, o que torna-o um autor de peso na economia contemporânea, tendo em vista que ela traz as principais teses que o autor defendia, representando contrastes sobre a economia capitalista.
Para poder explicitar a teoria do desenvolvimento econômico, o autor interliga-a com a teoria do equilíbrio que sustenta que o modelo de equilíbrio econômico proposto por Léon Walras é indispensável para trazer as relações fundamentais sobre a composição do sistema econômico.
2 – Em relação à economia clássica, a sequência correta é: F – F – F, letra B)
Os principais ecônomos clássicos, como: Adam Smith, Thomas Malthus, John Stuart Mill e outros, afirmam que a economia clássica é a primeira escola moderna sobre pensamento ecônomico.
No momento em que Adam Smith discorreu sobre a produção de renda, o ecônomo David Ricardo estava contribuindo com os proprietários de terras trazendo o sistema capitalista, ele conseguiu observar a existência de conflitos sobre os donos de terras e os capitalistas.
Logo, Ricardo propôs que com o passar do tempo e o crescimento da população, as terras teriam valorização e, consequentemente, haveria a elevação dos aluguéis.
Não apenas esses autores, mas também alguns outros ecônomos focaram suas atividades na valorização dos investimentos a longo prazo.
3 - Karl Marx contribuiu bastante para a criação da linha de pensamento acerca do desenvolvimento econômico, letra D)
A economia de Marx teve como fator fundamental as obras de ecônomos famosos, por exemplo, os ecônomos clássicos.
Smith, quando discorreu sobre a riqueza das nações evidenciou que uma das características mais importantes para uma economia de mercado é que ela pode apresentar um rápido crescimento nas habilidades do produto, segundo Smith, um mercado em constante crescimento estimula a maior divisão do trabalho, ele pode aumentar a produtividade total da economia.
Marx usou as afirmações de Smith para chegar a conclusão de que o benefício do capitalismo estava atrelado ao crescimento na produtividade.
4 – Acerca da escola Keynesiana, as afirmativas corretas, são: II e III, letra E)
A escola Keynesiana faz menção a teoria econômica que foi solidificada por John Maynard Keynes, no seu livro intitulado “teoria geral do emprego, do juro e da moeda”, ela consiste em uma organização político-econômica, oposta sobre as concepções liberais que estão baseadas na afirmação do estado como agente necessário para o controle da economia.
A escola Keynesiana fundamenta-se no princípio de que o ciclo econômico não é regulado automaticamente, como alguns ecônomos neoclássicos afirmam, ao invés disso, para Keynes, o ciclo econômico é defendido pela intervenção do estado.
5 - blocos econômicos, letra A)
Os blocos econômicos são associações criadas entre as unidades federativas para eles poderem estabelecer relações em comum.
Eles surgiram do reflexo da constante competição de potências econômicas, além disso, esse movimento é cada vez mais comum no mercado para poder aceitar o ritmo acelerado de outras potências.
Os blocos econômicos são formados com o intuito de prover condições para dinamizar e intensificar a economia em todo o globo terrestre, eles são criados para facilitar o processo de importação e exportação, em outras palavras, facilitam a comercialização de produtos de países-membros.
Fique por dentro do assunto:
Várias das "leis" clássicas são hoje ensinadas como "princípios" econômicos em livros didáticos de economia básica. Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
https://brainly.com.br/tarefa/21814779
Diante do exposto, explique o conceito de empresário, de acordo com Schumpeter, e o seu papel no processo de desenvolvimento.
https://brainly.com.br/tarefa/23514193
A teoria predominante de desenvolvimento econômico o define como um processo que faz aumentar as possibilidades de acesso das pessoas a bens e serviços, propiciadas pela expansão da capacidade e do âmbito das atividades econômicas.
https://brainly.com.br/tarefa/24160936
O que foi o keynesianismo?
https://brainly.com.br/tarefa/370833
Quais são os principais blocos econômicos do continente americano? O Brasil faz parte de qual importante bloco?
https://brainly.com.br/tarefa/32467098
Bons estudos!