Considere os recursos verbais e não verbais, analise a charge e indique a afirmação INADEQUADA. Imagem do questionário 1 a. Na abordagem gramatical, espera-se que identifique a eliminação do trema da palavra “frequente”, pois o tema da aula é Reforma Ortográfica. b. O emissor, no caso o professor, por meio de uma linguagem verbal, busca interagir com os alunos sobre o tema, porém o interlocutor, um dos alunos, constrói um efeito de sentido que quebra a expectativa da abordagem gramatical, o que pode ser comprovada pela linguagem não verbal. c. A intenção comunicativa do interlocutor, em sua análise textual, foi criticar a ausência de uma política de qualidade com o ensino público, por isso a resposta dele “NADA”, o que significa que o aluno relacionou a fatores extralinguísticos para a construção do sentido da frase. d. A aula de Português da charge, de fato, esclarece que a eliminação do trema, como no caso de frequente, deve, conforme a língua padrão, mudar a pronúncia. e. Entende-se que esta charge retrata uma aula de Português cujo tema é Reforma Ortográfica.
Soluções para a tarefa
ALTERNATIVA CORRETA LETRA D.
A alternativa D é a que menos se enquadra na real interpretação da charge, a começar que a eliminação do trema na palavra “frequente” não altera de forma alguma sua pronúncia, apenas foi-se adaptado à reforma ortográfica a retirada do mesmo, mas sem alterar sua pronúncia ou forma de falar. Além de que a charge em momento algum trás “informação” sobre a reforma ortográfica bem como as alterações com retirada do trema nas palavras.
Pode-se observar que a frase colocada pela professora se enquadra bem a linguagem não verbal representada na imagem da charge, como é o caso da sala de aula totalmente descuidada o que enfatiza mais ainda a fala do aluno em resposta a frase da professora vendo claramente uma crítica em relação ao “cuidado” que há com o ensino público.
Espero ter ajudado!!!