Português, perguntado por Bryan265, 1 ano atrás

Considere os processos de formação indicado para as palavras a seguir e coloque "c" para certo e "e" para errado.

A- Desmentir (sufixação) ( )
B- Acalmar (parassínteses) ( )
C- Entardecer (sufixação) ( )
D- Mentira (regressiva) ( )
E- Pedreira (prefixal) ( )


viniciusszillo: Boa tarde! Adicionei uma resposta à sua pergunta. Caso tenha ficado alguma dúvida, pode perguntar e eu lhe responderei.

Soluções para a tarefa

Respondido por MilenaCarrero
5

A- (e)

B-(e)

C-(e)

D-(c)

E-(c)

Respondido por viniciusszillo
7

Boa tarde, Bryan!

Seguem as respostas, com justificativas para cada uma das alternativas.

A- Desmentir (sufixação) (E)

Justificativa: Sendo o sufixo um afixo (partícula) inserido após a raiz, nota-se que isso não se verifica em desmentir, pois o afixo é inserido antes do radical (ment-), caracterizando o processo derivacional da prefixação. Assim:

desmentir - des (prefixo) + ment- (radical) + i (vogal temática) + r (desinência de infinitivo)

B- Acalmar (parassíntese) (C)

Justificativa: A parassíntese é um processo de formação de palavras do tipo derivacional, em que são acrescidos simultaneamente a uma palavra um prefixo (antes do radical) e um sufixo (após o radical). Nota-se que este fenômeno gramatical ocorre em acalmar, verbo derivado do adjetivo calmo:

acalmar: a (sufixo indicador de mudança de estado) + calmo (adjetivo formador, com o radical calm-) + ar (sufixo formador de verbos, particularmente de 1ª conjugação)

C- Entardecer (sufixação) (E)

Justificativa: O verbo entardecer segue o mesmo processo de derivação por parassíntese ou parassintética de acalmar. Embora esteja certo dizer que ele possui sufixação, a afirmativa torna-se errada quando diz que seria apenas a sufixação. Veja a análise da palavra em questão:

entardecer: en (prefixo) + tarde (advérbio formador do verbo, com a raiz tard-) + -ecer (sufixo denotativo de mudança de estado, no caso o início do processo do avançar o dia e rumar para a noite).

D- Mentira (regressiva) (C)

Justificativa: O processo de derivação regressiva ou regressiva de verbal é a formação de uma palavra a partir de um verbo, contrariamente ao que se viu nos dois itens anteriores, nos quais verbos eram decorrentes de adjetivos e advérbios. Desse modo:

mentira: do verbo mentir

E- Pedreira (prefixal) (C)

Justificativa: Na palavra pedreira, verifica-se a formação, a partir do substantivo pedra, de outro substantivo pelo acréscimo de um prefixo:

pedreira: pedra (raiz pedr-) + -eira (sufixo: pedra + eira = pedreira, com predomínio da vogal intermediária e no processo de fusão entre as vogais destacadas)


Espero haver lhe ajudado e bons estudos!


viniciusszillo: Caso tenha ficado alguma dúvida da resposta que dei, pode perguntar e eu lhe responderei.
Perguntas interessantes