História, perguntado por sebfersilva1969, 6 meses atrás

Considere os excertos abaixo:

Texto 1 - Legislação
Lei 10639/2003 - O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescida dos seguintes arts. 26-A, 79-A e 79-B:
"Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.
§ 1o O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.
“Professor cearense cria jogo de cartas sobre religiões de matrizes africanas. Para estimular a educação interativa sobre religiões de matrizes africanas, Raphael Carmo criou o baralho ‘Ere- O Jogo dos Orixás’ que está disponível gratuitamente na internet”.
Com base nas informações contidas nos excertos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A notícia reportada versa sobre o protagonismo pedagógico de um professor, o qual propõe uma ação de aprendizagem imersiva e que se faz útil para que os educandos melhor compreendam o conceito de heterogeneidade religiosa.
PORQUE
II. A Lei 10.639/2003, complementando a Lei 9394/96, determina a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana para alunos do ensino fundamental ao médio. E, por sua vez, a ação pedagógica referida nessa notícia está em sintonia com tal legislação. Jogos são ferramentas pedagógicas uteis para que o educando compreenda a multiplicidade do universo religioso brasileiro, formado também pela religiosidade de matriz africana.

Soluções para a tarefa

Respondido por camilapgandrade
5

Resposta:

Alternativa 3

Explicação:

A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


juniordreik: Deixa de ser noção tapado. Como a segunda preposição pode ser falsa, se o próprio enunciado da questão já fala sobre ela... Muita gente chutando, e ainda tem a cara de pau de compartilhar com os colegas... Ambas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. O ensino da história e cultura africana e afro-brasileira é obrigatório, e deve ser trabalho em todo o currículo do ensino básico.
emyneabrao: Alternativa 1, ambas verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
Respondido por vmdantas
0

Resposta: as duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira

Explicação:

Perguntas interessantes