Geografia, perguntado por ryanrick2020, 9 meses atrás

considere o trecho do poema "Morte e Vida Severina"
de João Cabral de Melo Neto
(...) somos muitos severinos iguais em tudo e na sina:
a de abrandar estas pedras suando se muito em cima,
a de tentar despertar Terra sempre mais extinta,
a de querer arrancar
algum Rosado Da Cinza (...).



1 a leitura do texto e seus conhecimentos sobre a realidade nordestina permite afirmar que o autor retratou

a) o Corumbá na Zona da Mata onde o trabalho temporário se reduz cada vez mais em função da mecanização do corte de cana

b)as dificuldades do médio e pequeno produtor da Zona da Mata cada vez produzindo menos em função da perda de fertilidade do solo.

c) o pequeno agricultor sertanejo que sofre com irregularidade do clima e sobretudo com a falta de terras para o plantio de subsistencia

d)o pobre agricultor do meio-norte que sofre com o avanço do processo de desertificação colocado pelas sucessivas queimadas



alguem me ajuda e tambem vai no meu perfil que preciso que vcs responde as outras tambem ​

Soluções para a tarefa

Respondido por nasilebrandao116
86

Resposta:

LETRA C

Explicação:

As regiões semináridas são caracterizadas,de modo geral,pela aridez do clima,pela deficiência hídrica com imprevisibilidade das precipitações pluviométricas e pela presença de solos pobres em matéria orgânica.


lucasmuritibap: Valeu cara!
Respondido por larissamagrani
17

No poema "Morte e Vida Severina", de João Cabral de Melo Neto, fala-se sobre o tema do regionalismo e do cenário nordestino do Brasil (C).

João Cabral de Melo Neto, autor brasileiro, faz parte do Movimento Regionalista Brasileiro.

A partir da década de 1930, a literatura brasileira passou por uma metamorfose: o tema dos escritores brasileiros se tornou a problemática do país.

Com um certo pessimismo nas análises da nação e, ao mesmo tempo, evidenciando as mazelas sociais, como: a fome, a desigualdade social e a injustiça, escritores como Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz e João Cabral de Melo Neto iniciaram seu percurso literário.

Nesse sentido, o enredo dos poemas, das crônicas, do cinema e da prosa fixou-se no regionalismo, deixando de lado a evidência da cultura europeia no Brasil, a fim de ascender a cultura nacional.

Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/23116653

Anexos:
Perguntas interessantes