História, perguntado por ivillynleal1657, 11 meses atrás

Considere o trecho abaixo, sobre a Guerra Fria: (...) apesar da retórica apocalíptica de ambos os lados, mas sobretudo do lado americano, os governos das duas superpotências aceitaram a distribuição global de forças no fim da Segunda Guerra Mundial, que equivalia a um equilíbrio de poder desigual mas não contestado em sua essência. (HOBSBAWM, Eric.Era dos extremos: o breve século XX,1995, p. 224.) Sobre o tema, é correto afirmar: -) Os EUA possuíam maior quantidade de países aliados, enquanto a influência da URSS era maior quanto à extensão territorial total, o que equilibrava suas forças. -) Uma característica marcante da Guerra Fria é que, em termos objetivos, o perigo de ocorrer uma guerra mundial era mínimo, quase inexistente. -) EUA e URSS respeitavam a orientação do Protocolo da ONU de não desenvolverem nem manterem arsenais nucleares durante a Guerra Fria. -) Ao final da Segunda Guerra Mundial, EUA e URSS firmaram um acordo, no sentido de não se atacarem mutuamente, nem aos aliados uns dos outros. -) Durante a Guerra Fria, a propaganda foi pouco utilizada pelas duas superpotências como recurso para estabelecer limites nas ações do adversário. Resposta correta: Uma característica marcante da Guerra Fria é que, em termos objetivos, o perigo de ocorrer uma guerra mundial era mínimo, quase inexistente.

Soluções para a tarefa

Respondido por Garcias29
16
Resposta:

"Uma característica marcante da Guerra Fria é que, em termos objetivos, o perigo de ocorrer uma guerra mundial era mínimo, quase inexistente"

A guerra fria era uma disputa ideologia e politica entre Estados Unidos e URSS.

Por ser uma rivalidade entre os dois países, não havia risco ter haver uma guerra de proporções mundiais, como a que aconteceu na segunda guerra.

Havia as tensões e os cerceamentos para que não se propagasse as ideologias socialistas, mas segundo o autor já havia estabelecido entre as duas potencias a distribuição global de forças como fim da segunda guerra, portanto, não havia tanto risco assim de acontecer novamente uma outra disputa.
Respondido por vitimarromba200
2

Resposta:

A) Os EUA possuíam maior quantidade de países aliados, enquanto a influência da URSS era maior quanto à extensão territorial total, o que equilibrava suas forças.

Falso. Número de aliados e extensão territorial não são fatores preponderantes nas discussões a respeito da Guerra Fria.

B) Uma característica marcante da Guerra Fria é que, em termos objetivos, o perigo de ocorrer uma guerra mundial era mínimo, quase inexistente.

Correto. Objetivamente uma nova guerra mundial era impossível porque os EUA e a URSS dominavam poderes bélicos bastante semelhantes. Havia um medo mútuo.

C) EUA e URSS respeitavam a orientação do Protocolo da ONU de não desenvolverem nem manterem arsenais nucleares durante a Guerra Fria.

Falso. Nenhuma das duas potências respeitava as orientações da ONU, mantendo, ambas, armamento nuclear.

D) Ao final da Segunda Guerra Mundial, EUA e URSS firmaram um acordo, no sentido de não se atacarem mutuamente, nem aos aliados uns dos outros.

Falso. O acordo era tácito, não oficial. Um conflito poderia, em termos formais, acontecer.

E) Durante a Guerra Fria, a propaganda foi pouco utilizada pelas duas superpotências como recurso para estabelecer limites nas ações do adversário.

Falso. A propaganda através de rádios, televisão, material impresso e etc, era o caminho para a manutenção da hegemonia.

Perguntas interessantes