Considere o trecho a seguir: “Os estados foram por mais de cinco mil anos as organizações mais extensas e mais poderosas do mundo. Definamos os estados como aquelas organizações que aplicam coerção, distintas das famílias e dos grupos de parentesco e que em alguns aspectos exercem prioridade manifesta sobre todas as outras organizações dentro de extensos territórios. O termo abrange, portanto, as cidades-estado, os impérios, as teocracias e muitas outras formas de governo, mas exclui como tais as tribos, as linhagens, as firmas e as igrejas. Tal definição, infelizmente, é controversa; enquanto muitos estudiosos da política aplicam o termo a esse modo de organização, alguns estendem-no a qualquer estrutura de poder que existe numa população ampla e contígua, e outros restringem-no às organizações soberanas relativamente poderosas, centralizadas e diferenciadas - àquilo mais ou menos que denominarei estado nacional. Além disso, acabarei comprometendo a definição, se, com base no fato de outros estados inequívocos os considerarem estados-irmãos, incluir entidades como Mônaco e San Marino de hoje, apesar de estes carecerem de territórios “extensos”. Fonte: TILLY, Charles. Coerção, Capital e Estados europeus 990-1992. (Tradução Geraldo Gerson de Souza). - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996. — (Clássicos; 7). Página da citação 46. Tendo em conta os conteúdos discutidos na disciplina e a contextualização acima, análise as afirmações abaixo sobre alguns aspectos essenciais para o Estado moderno e, depois, assinale a alternativa que indique apenas as corretas: I. Os Estados são responsáveis por prover internamente a proteção, o bem-estar e o direito à propriedade em seus territórios por meio do controle e regulação do mesmo e do exercício da lei. II. Para que o Estado possa garantir que os interesses da sua elite dirigente sejam garantidos, acabam por ser formados sistemas nacionais de taxação. A receita arrecada, então, deve ser integralmente convertida em forças de coerção – como o exército. III. O Estado precisa ser capaz de se projetar internacionalmente, buscando sempre aumentar a sua influência sobre a economia internacional sem comprometer a sua segurança e estabilidade internas. A Apenas as afirmações I e III estão corretas B Apenas a afirmação I está correta C Apenas as afirmações I e II estão corretas D Apenas a afirmação III está correta E As afirmações I, II e III estão corretas
Soluções para a tarefa
A alternativa A) é a correta.
Infelizmente, o Estado é uma força extremamente poderosa, mantendo para si todo poder coercitivo, cobra taxas das pessoas que estão em seu território mediante ameaça de violência que pode variar desde a perda dos seus direitos, até a sua morte por ação violenta do estado.
O poder do estado é excessivo e não há como uma pessoa estar em pé de igualdade com os membros do estado, que na grande maioria das vezes, age em função das necessidades das elites.
Espero ter ajudado!
Resposta:
A RESPOSTA CORRETA É A LETRA A
Explicação:
A resposta correta é aquela que indica que apenas I e III estão corretas. A afirmação I está correta porque internamente, o Estado deve prover proteção e bem-estar através de controle de territórios, direitos de propriedade e ser capaz de receber receita em troca. A afirmação II está incorreta porque o Estado não deve apenas garantir que os interesses da sua elite dirigente sejam garantidos. Naturalmente, O Estado pode ser instrumentalizado pelas elites. No entanto, ele deve garantir as condições básicas e os direitos fundamentais – como a propriedade – dos seus cidadãos. A afirmação III está correta porque, externamente, o Estado deve ser capaz de aumentar a influência sobre a economia mundial e sobre os outros Estados, sem prejuízos para suas segurança e produção econômica nacionais.