Química, perguntado por Milegmorello, 11 meses atrás

Considere o trecho a seguir: "O petróleo é uma combinação complexa de
hidrocarbonetos, composta na sua maioria de hidrocarbonetos alifáticos,
aliciclicos e aromáticos, podendo conter também quantidades pequenas
de nitrogênio, oxigênio, compostos de enxofre e ions metálicos,
principalmente de niquel e vanádio. No entanto, o petróleo puro não tem
utilidade nenhuma ao homem, assim se faz necessário a separação de
seus componentes em frações menores."Sobre o petróleo, responda: a)
Como ocorre o refinamento do petróleo e quais são os produtos desse
processo? b) Quais as vantagens e desvantagens do uso dos derivados
do petróleo?

Soluções para a tarefa

Respondido por ltosta
3

Resposta:

a) O refino do petróleo consiste, basicamente, na separação das suas moléculas através do aumento da temperatura a que é submetido. Esse processo elimina ou pelo menos diminui a quantidade de impurezas, devendo ser executado, esse procedimento, dentro de rígidas normas técnicas de qualidade e segurança.

Os produtos desse processo são o diesel, gasolina, nafta, querosene de aviação, gás liquefeito de petróleo, lubrificantes, entre outras substâncias que servem de matéria prima para diversos outros produtos.

b) A exploração e produção de petróleo são capazes de resultar numa deterioração do solo, emissão de gases para o efeito estufa, vazamento de óleo no mar; além de vários outros transtornos oriundos da sua prospecção.

Além desses, pode também produzir rejeitos líquidos e sólidos extremamente poluentes, inclusive, perigosos à saúde humana. O lençol freático pode também ser contaminado por diversos tipos de sulfetos, enxofre, amônia; sendo flagrante os riscos da sua prospecção, principalmente, com relação à água e o ar.

Explicação:

Gasolina: a gasolina é um dos subprodutos do petróleo utilizada, em sua maioria, como combustível para veículos.

A principal desvantagem da gasolina é que sua queima é uma das principais pela emissão de gases de efeito estufa, que contribuem no aceleramento do aquecimento global. Ela provém, ainda, de uma fonte não renovável e, futuramente, acabará.

Gás liquefeito de petróleo - GLP: popularmente conhecido como o gás de cozinha, o GLP além de ser utilizado como combustível doméstico, é também produto de alguns combustíveis industriais e aerossóis.

Seu processo de produção, desde a exploração, processamento até o transporte pode gerar grandes impactos no ambiente, como derramamentos de navios petroleiros, vazamentos em plataformas e gasodutos.Tem também a desvantagem de ter contaminantes altamente tóxicos que tem de ser eliminados no processo de refinamento.

Querosene: composto de hidrocarbonetos é utilizado como combustível doméstico (iluminação) e de aviação, solventes, produto de limpeza, dentre outros.

Desvantagens: Emite alguns gases venenosos que podem causar danos ao organismo; É fácil de pegar fogo.

Óleo diesel: é utilizado como combustível industrial, de veículos e embarcações marítimas, além de ser empregado na produção de energia elétrica.

Apesar de bastante eficiente, a intensa utilização do óleo diesel desencadeia vários problemas ambientais. A queima desse combustível libera gases poluentes na atmosfera, com destaque para o monóxido de carbono, óxido de nitrogênio, enxofre, entre outros; esse fato contribui para o processo de aquecimento global.

Nafta petroquímica: é utilizada principalmente, como matéria-prima básica para a produção de plástico, borracha, solventes e combustível.

Asfalto: é utilizado desde a antiguidade e, atualmente, o asfalto é empregado na pavimentação de estradas, como impermeabilizante, fabricação de tintas e baterias eletroquímicas, dentre outros.


Milegmorello: Obrigada!!
Perguntas interessantes